
foto/divulgação: Jaques Elray
O programa Conciliação Itinerante, do Tribunal de Justiça do Maranhão, atenderá gratuitamente nos municípios de Igarapé Grande, Poção de Pedras, Lago da Pedra, Pio XII, a quem quiser resolver conflitos e fazer acordos, de 19 a 23 de outubro de 2026.
O mutirão do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) tem o objetivo de ampliar o acesso da população à Justiça, incentivar a cultura da conciliação e da pacificação social, além de possibilitar a solução de demandas de forma rápida, gratuita e consensual, tanto em casos pré-processuais (sem processo na Justiça) quanto processuais (com processo na Justiça em andamento).
SERVIÇOS
- Divórcio consensual;
- Reconhecimento ou dissolução de união estável;
- Reconhecimento espontâneo de paternidade;
- Coleta de DNA para investigação de paternidade;
- Pensão alimentícia;
- Regulamentação de guarda;
- Renegociação de dívidas;
- Outros serviços de natureza consensual.
AGENDAMENTO
O agendamento prévio para a Conciliação Itinerante poderá ser feito pelo WhatsApp do Nupemec (98) 2055-2283 ou por meio de preenchimento do formulário eletrônico. O agendamento também poderá ser feito presencialmente, no local da ação, com atendimento em seguida do cidadão ou da cidadã.
PROGRAMAÇÃO
Igarapé Grande
Data: 19 de outubro de 2026
Horário: 8h às 17h
Local: Praça Mariano Costa, s/n, Centro
Poção de Pedras
Data: 20 de outubro de 2026
Horário: 8h às 17h
Local: Centro Educacional Prof. Augusto Inácio Pinheiro
(Próximo à Praça da Família)
Lago da Pedra
Datas: 21 e 22 de outubro de 2026
Horário: 8h às 17h
Local: Rua Ilário Sales Neto, n° 177 A, Centro
(Fórum Desembargador Joaquim Ramos Filgueiras)
Pio XII
Data: 23 de outubro de 2026
Horário: 8h às 17h
Local: Praça Central, s/n, Centro
fonte: tjma.jus.br
