Ícone do site Portal Sandro Vagner

Pedreiras: Curso de Produção do Feijão-Caupi é promovido aos agricultores de Lima Campos

Divulgação

A EMBRAPA, em parceria com a Prefeitura de Lima Campos, SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Pedreiras, realizou ontem (25), em Pedreiras, o Curso de Produção do Feijão-Caupi.

Na parte da manhã, foi apresentado aos participantes do curso os manejos que a cultura demanda em todo o ciclo, do plantio a colheita da vargem.

Já à tarde, os participantes foram até o povoado Centro do Julião, onde realizaram o plantio de uma Unidade Demonstrativa com 07 (sete) variedades do Feijão-Caupi. Essa Unidade Demonstrativa será palco de um Dia de Campo, no final do mês de julho, onde será apresentado os resultados dessas variedades de feijão a produtores, comerciantes, autoridades e demais interessados. (texto EMBRAPA)

Em conversa com o secretário de Agricultura de Lima Campos, Riba Braga, dois agricultores de Lima Campos (Reginaldo e Miranda) participaram do curso. Após o plantio, realizado ontem (25), técnicos e participantes do curso irão retornar ao local, após 60 dias para saber como foi o desenvolvimento do produto.

Vamos aguardar o resultuado, se tudo acontecer como estamos esperando, resultado positivo, iremos comprar as sementes que serão distribuídas aos agricultores limacampenses, que terão mais uma opção para nossa agricultura.” Disse Riba Braga.

O objetivo, segundo o secretário é colocar o Município de Lima Campos dentre os grandes produtores da espécie na região.

Sobre o Feijão-Caupi

O feijão-caupi constitui-se em um dos principais componentes da dieta alimentar nas regiões Nordeste e Norte do Brasil, especialmente na zona rural. Somente as cultivares de feijão-caupi geradas pela Embrapa Meio-Norte, em parceria com outras instituições do sistema cooperativo de pesquisa, ocupam 30% da área total cultivada com essa leguminosa no país (1.451.578 ha), gerando milhares de empregos diretos e renda.

Atualmente, já se dispõe de um vasto acervo de informações tecnológicas para o feijão-caupi. Por meio do programa de melhoramento genético, foram desenvolvidas várias cultivares comerciais, ampliando o mercado e as formas de uso do produto.

Melhorias nas técnicas de cultivo do feijão-caupi, em sequeiro e irrigado, foram obtidas notadamente após a execução do projeto “Estratégias tecnológicas para o desenvolvimento sustentável do feijão-caupi no Brasil”, por meio do qual foram geradas diversas tecnologias referentes ao sistema de produção dessa cultura.

Este trabalho tem o objetivo de disponibilizar a produtores, técnicos, professores e estudantes, recomendações técnicas e inovações tecnológicas para os sistemas de cultivo do feijão-caupi em diferentes ecossistemas do Brasil. (fonte: Embrapa).

Sair da versão mobile