Joselândia – Sem manutenção, barragem do rio Flores está abandonada e corre o risco de sangrar

Foto/Sandro Vagner

Na tarde desta segunda-feira (23), nossa produção foi acompanhar mais uma visita de uma comissão que tem à frente o líder político e suplente de deputado estadual Fred Maia, o presidente da câmara de vereadores de Pedreiras, vereador Gard Furtado, o vereador eleito Adonias Quineiro e o coordenador de defesa civil, Rai Brito, à barragem do rio Flores, em Joselândia.

Foto/Sandro Vagner

A preocupação das autoridades é com um possível sangramento na barragem, no seu vertedouro, que, caso isso venha acontecer, será inevitável um alagamento nas cidades banhadas pelo rio Mearim, com um período mais extenso, já que a cheia é inevitável.

Foto/Sandro Vagner

Após informar ao órgão competente pela manutenção da barragem, o DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas), que ainda não atendeu a solicitação das autoridades para que tomem medidas cabíveis para evitar o pior, Fred Maia, agora, apelou para as autoridades federais, até ao próprio presidente Lula, para depois do caldo derramando, uma procissão de políticos não faça uma visita apenas para lamentar o acontecido, a exemplo da ponte de Estreito.

Foto/Sandro Vagner

Com apenas 50% da comporta fechada, atualmente, segundo o coordenador de defesa civil de Pedreiras, Rai Brito, 6.000L (seis mil litros) cúbicos de água por segundo estão sendo despejados no rio Flores, uma vazão que não pode evitar uma enchente precoce.

Foto/Sandro Vagner

Ficou constatado que, simplesmente, a barragem do rio Flores está abandonada. Um exemplo, é uma régua que poderia servir como medição sobre a vazão da água, mas, infelizmente, está quebrada.

Nada está funcionando, nem mesmo o fechamento ou abertura da comporta eletronicamente. Tudo tem que ser feito a marretadas. Lamentável.

Deixe uma resposta