
Durante votação secreta, a maioria dos vereadores aprovou as contas da prefeita Vanessa Maia, referente ao exercício financeiro do ano de 2021. Um parlamentar não participou da sessão, o vereador Bruno Curvina (PT), sendo justificada a ausência.
Os vereadores Adenilson Lopes e Willame Segundo foram os escolhidos como escrutinadores. Os parlamentares, numa cabine improvisada, votaram rapidamente. Após a conclusão da votação, o vereador Jamison Fernandes fez a conferência. Dos doze presentes, apenas um voto contrário às contas da gestora, caso que repercutiu em plenário, quando os dois opositores, vereador Jotinha Oliveira e vereador Adenilson Lopes, afirmaram categoricamente que não foram contra as contas da prefeita, deixando uma grande interrogação no ar.
Ordem do Dia
O destaque na sessão dessa terça-feira (09), foi para o Projeto de Resolução de autoria do vereador Adenilson Lopes Vitor, que cria no âmbito da Câmara Municipal de Pedreiras, a “Medalha do Mérito Educacional Professor
José de Ribamar de Oliveira (Professor Maçarico)”, destinada a reconhecer professores que tenham prestado relevantes serviços à educação do município. Matéria aprovada por todos os vereadores.
Outros destaques é só clicar no link abaixo
Sobre as contas do ex-prefeito de Pedreiras, Francisco Antônio Fernandes da Silva “Totonho Chicote”, referente ao exercício financeiro de 2016, elas foram encaminhadas às comissões, devendo retornar para apreciação e aprovação, de acordo com o parecer, somente no próximo ano, segundo informou o presidente da casa, vereador Gard Furtado.
A Câmara de vereadores de Pedreiras, na gestão do presidente vereador Gard Furtado, obteve, pela segunda vez consecutiva, o Selo Diamante. “É fruto de muito trabalho. A gente tem uma equipe muito unida, a gente tem um corpo jurídico, uma equipe contábil, um controle interno administrativo sob o nosso comando aqui na casa, isso tem nos dado muito “know-how” administrativo à nossa responsabilidade com os recurso públicos que adentram a câmara municipal de Pedreiras.” Disse Gard Furtado.

Grande Expediente
Os vereadores Gabriel Tallys, Waldirene do Lenoilson, Lorim da Caçamba e o presidente Gard Furtado, comentaram sobre o caso do adolescente que sofreu agressão física, tendo como suspeito um policial militar de Pedreiras.
Vereador Lorim da Caçamba
“Quero me solidarizar com o acontecido na cidade de Pedreiras, pela família do jovem que foi “apanhado”, foi sofrido, eu não sei o porque. Me solidarizo com a família, a gente fica triste com esse tipo de coisa. Fica aqui o meus sentimentos. Que toda câmara de Pedreiras esteja à disposição daquela família.”
Vereadora Waldirene do Lenoilson
“Infelizmente, gostaria de citar o caso do jovem Apolo. Faço parte lá da comunidade próxima a Nova Pedreiras, bairro Seringal, e quero aqui, também, me solidarizar com toda comunidade e também com a família desse jovem. Porque, uma pessoa lá do bairro, logo me procurou, logo que esse rapaz desapareceu, não estávamos sabendo que ele tinha sumido, um dia, dois, alguma coisa assim, e, aí, solicitando como vereadora, o que eu poderia fazer pra ajudar esse jovem, como acionar o município, solicitando alguma ajuda como psicológico, e o que que a gente poderia fazer. Quando eu tive notícia novamente, já foi quando esse rapaz saiu do hospital, e me assustou, realmente, quando me mandaram uma foto desse rapaz, muita violência, realmente, e, aí, foi quando eu fiz essa nota de repúdio.”
Vereador Gabriel Tallys
“Gostaria de comentar a respeito do caso Apolo, vocês sabem que, foi um caso que ganhou repercussão municipal, local, regional, estadual e também a nível de Brasil, nacional. E o vereador Gabriel Tallys, por ser o vereador ali da comunidade Nova Pedreiras, por morar, ser nascido e ser criado, eu me entristeci junto com a comunidade, com essa situação, uma vez que o mesmo é filho da comunidade Nova Pedreiras, um menino bom, trabalhador, estudioso, vale ressaltar, que, desde o início que fiquei sabendo me coloquei à disposição da família, e, confesso pra vocês, que o bairro Nova Pedreiras está em choque com tudo isso, mas a união ela vem prevalecendo.”
Vereador Gard Furtado
“Não poderia deixar também de tocar no assunto Apolo, o jovem que foi torturado, então, passou por situações que, a gente prefere não relatar. A gente se coloca no lugar do pai ou da mãe dessa criança. Foi um fato isolado de um policial, não da instituição, não da polícia militar do estado do Maranhão, eu acredito que, o comandante Tenente-coronel Brandão não compactua com esse tipo de atitude, claro, a justiça será feita, eu acredito que a polícia está apurando, a justiça vai tomar de conta desse caso, que não pode pegar um ato isolado, pegar toda polícia, todo o aparato policial, porque hoje a gente tem na cidade de Pedreiras, vem se destacando depois da chegada do comandante Brandão, com efetivo combate o tráfico de droga, aos roubos de motos, os assaltos em nossa cidade, a gente tem que também saber reconhecer o trabalho coletivo de toda polícia. Espero que isso tenha sido um caso isolado, que a justiça tome de conta, e a minha solidariedade à mãe do Apolo, todos os familiares, amigos e, em especial às pessoas do bairro que se consternaram com toda essa situação.”


