
A FAESF – Faculdade de Educação São Francisco, sediou ontem (18) uma palestra sobre segurança e confiabilidade das urnas eletrônicas, que foi proferida pelo secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação – STIC, e servidor do TRE-MA, Gualter Gonçalves Lopes.

Sobre a confiabilidade da urna eletrônica, Gualter exibiu em telão todos os detalhes, que foram a partir das auditorias até o momento que é processado o resultado das eleições.

A nova geração de urnas eletrônicas foi apresentada, diferenciando a atual e bastante usada nas eleições no país. Uma das mudanças tecnológicas está no teclado de votação, que foi substituído por processo de touch screen, segundo o palestrante, facilitará ainda mais o processo eleitoral. O estado do Maranhão deverá receber cerca de 8 mil urnas novas, que serão incorporadas à nova tecnologia que vai permitir maior agilidade, maior rapidez no processamento na apuração do voto no dia da eleição.
Continua após a PUBLICIDADE
Outro detalhes sobre a nova urna eletrônica, segundo Gualter, é que o eleitor ganhará mais tempo quando for votar, como, por exemplo, enquanto um eleitor estará votando, outro poderá ser processado pelo mesário, sem qualquer interferência.

Sobre as fakes news, o secretário disse o seguinte: “É muito importante, nesse momento que são divulgadas várias informações que não correspondem à realidade, pra gente mostrar pra classe acadêmica, formadora de opinião, como efetivamente acontece o processo de votação eletrônico no nosso país.” Concluiu, Gualter Gonçalves.

Continua após a PUBLICIDADE
Além dos acadêmicos do curso de Direito da FAESF, estiveram presentes o presidente do TRE-MA, desembargador José Joaquim Figueiredo, Dr. Artur Gustavo, diretor do fórum Des. Araújo Neto, Drª Ana Gabriela Everton, juíza da 9ª zona eleitoral de Pedreiras, a juíza Drª. LarissaTupinambá; a vice-presidente do TRE-MA, desembargadora Ângela Maria Salazar; Habniesley Pereira Carvalho (Diretor Administrativo da FAESF); e Camila Borges da Silva Ferreira (Coordenadora do curso de Direito da FAESF).
Redação e Edição: Sandro Vagner Correção: Ruth Barrêto


