
No dia Nacional de combate ao trabalho infantil, a secretaria de juventude, em parceria com outras secretarias (Assistência Social e Esporte), realizou o primeiro Festival de Pipas, no Estádio de Futebol “Pilizão”. Foram mais de trinta inscritos.
O evento foi divido em duas etapas: a escolha da pipa mais bonita (duas categorias) e quem mais cortasse a pipa do adversário, chamado o lancear. Segundo o regulamento, não foi permitido o uso do cerol, por isso a organização aderiu uma linha mais fraca para que todos tivessem o mesmo modelo.
Crianças e adolescentes se divertiram muito. O melhor, foi ter a companhia dos pais que foram presenciar e incentivar os filhos durante a competição.
Após a final, o vencedor da Pipa mais bonita, na categoria de 10 a 14 anos, foi o jovem Pedro José, que recebeu uma medalha e o prêmio de R$ 100,00 (cem reais).

O campeão que cortou mais pipas foi Álvaro Benício, além da medalha, recebeu a quantia de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

A premiação foi realizada no salão de reuniões da prefeitura de Pedreiras. A prefeita Vanessa Maia iria fazer a entrega, mas devido problema de saúde não pôde participar.
“Pedreiras tem uma grande participação de jovens que gostam de soltar pipas, e a gente resolveu fazer essa competição, graças a Deus deu certo. As pessoas estão para se divertir e se conscientizar que criança é pra bincar e não trabalhar.” Disse o secretário de Juventude, Domingos Viana.
Nacilde Roque, assistente social do CREAS, que acompanhou a competição, ressaltou a importancia do momento para trazer diversão, no dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Segundo ela, a conscientização também foi realizada nas escolas, levando ao conhecimento de todos o quanto o trabalho infantil prejudica o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.


