
A prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, reuniu na manhã desta quarta-feira (12), em seu gabinete, autoridades para discutirem e aprovarem um plano de prevenção contra a violência nas escolas de Pedreiras. Foram algumas horas de discussões e elaboração de estratégicas que venham coibir qualquer tipo de violência ou ameaças contra os alunos.
Cúpula de segurança formada por representantes do Corpo de Bombeiros, Tenente Marinho, da Polícia Militar; tenente-coronel Aguiar, e da secretaria de segurança e trânsito de Pedreiras, Elias Bento, definiu um trabalho que terá a participação de todos os envolvidos no processo. O vereador Jotinha Oliveira, representando a câmara, também participou do encontro.
Segundo o secretário de educação, David Ximenes, algumas medidas de prevenção já acontecem nas escolas desde o ano passado, buscando sempre o melhor para os alunos e todos os servidores da educação.
A guarda municipal, segundo o secretário de segurança e trânsito de Pedreiras, Elias Bento, desde essa terça-feira (11) vem realizando ronda escolar, inclusive na parte interior das unidades de ensino. Elias ressaltou que os contatos da guarda municipal e do secretário de educação, ficam à disposição para qualquer eventualidade.
Para reforçar ainda mais o sistema de segurança nas escolas, segndo o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar de Pedreiras, Tenente-coronel Aguiar, a patrulha Maria da Penha terá participação na ronda escolar, assim também como o reforço da Força Tática que irá fazer incursões nas escolas, já a partir dessa quarta-feira.

O objetivo da reunião, segundo a prefeita Vanessa Maia, é mostrar pra sociedade o trabalho que já vem sendo desenvolvido, envolvendo as secretarias de segurança e de educação, que atuam nas escolas, mas hoje foi preciso sentar pra discutir estratégias que tranquilizem a população, com o trabalho realizado pela gestão e pela polícia militar pra manter a segurança nas escolas.
“A gente trabalhando com a prevenção, mostrando pra nossas crianças que devem sim, ir pra escolar pra estudar, pra aprender, e, como também a gente pede ajuda das famílias, que é importante que os pais estejam juntos das escolas, que observem seus filhos, que observem o que assistem na internet, porque a internet tá aí, mostrando o que é bom, mas também o que não é bom.” Disse a gestora de Pedreiras.
