Candidato a Vereador e Empresário Foram Conduzidos Com Santinhos, Dinheiro e Uma Lista Com Nomes de Eleitores

img-20160930-wa0200
(Foto: Justiça eleitoral)

A polícia está empenhada neste pleito eleitoral, visando coibir infrações penais e dar apoio às autoridades eleitorais, quando requisitadas. Ontem (29) iniciou-se uma grande operação contando com a Polícia Civil, Polícia Militar, Justiça Eleitoral e Ministério Público. As ações começaram na Av. Rio Branco, centro de Pedreiras, onde foram feitas algumas abordagens e prestadas orientações aos cidadãos. As pessoas receberam bem a ação, e tudo transcorreu de forma normal. Não houve conduções ou apreensão nesta ação.

Mais tarde a operação se deslocou para Trizidela do Vale, onde também houve abordagens, e também transcorreu de forma normal. As ações continuarão nestes dias quem antecedem o pleito eleitoral, assim como no dia das eleições (Nota emitida pelo delegado do 1º DP, Dr. Rafael Almeida).

A continuidade dessa ação resultou, agora há pouco, nas conduções de um candidato a vereador e um empresário, presos em flagrante, com santinhos, dinheiro e uma lista com nomes de eleitores, incluindo local de votação e número do título eleitoral.

Crime

Captação ilícita de sufrágio

(Art. 41-A. Ressalvado o disposto no art. 26 e seus incisos, constitui captação de sufrágio, vedada por esta Lei, o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive, sob pena de multa de mil a cinqüenta mil UFIR, e cassação do registro ou do diploma, observado o procedimento previsto no art. 22 da Lei Complementar n° 64, de 18 de maio de 1990. (Incluído pela Lei nº 9.840/99) ).

O candidato a vereador, Totinho Sampaio, estava em companhia do empresário Edmilson Pinheiro. Foi lavrado o flagrante, mas o empresário Edmilson Pinheiro assumiu que o dinheiro, lista de títulos e santinhos, eram dele.

A juíza eleitoral da 9ª zona, Larissa Rodrigues Tupinambá Castro, vem realizando uma fiscalização rígida neste período eleitoral, acompanhada de outras autoridades, tentando coibir, esse, e outro tipo de crime eleitoral em Pedreiras, e nos demais municípios que compreendem à 9ª zona eleitoral.

4 comments on “Candidato a Vereador e Empresário Foram Conduzidos Com Santinhos, Dinheiro e Uma Lista Com Nomes de Eleitores

Deixe uma resposta