
A reunião aconteceu ontem (21) no Sindicato dos Comerciários de Pedreiras, e, foi coordenada por Edmilson dos Santos, membro da diretoria da CONTRACS/CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT) e por Moacir Filho, vice-presidente da CUT no Maranhão. A presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio do Maranhão, Lauzina Morais, também participou do encontro.
Vários representantes dos Sindicatos dos Comerciários do Maranhão estiveram presentes: Pedreiras, Trizidela do Vale, Timon, Codó, Barra do Corda, Santa Inês; e Açailândia.

Durante a reunião foi decido a formação de uma comissão permanente de negociação coletiva, que ficará responsável para socializar e potencializar a negociação, que envolve vários pontos, como por exemplo:
- Desenvolver campanha Salarial Unificada através da comissão – estratégica para avançar em uma negociação estadual.
- Construir pautas unificadas para algumas empresas.
- Promover a formação sindical.
- Buscar apoio da CONTRACS e o DIEESE para desenvolvimento das ações.
- Confeccionar cartazes falando da unidade dos Sindicatos para os trabalhadores.
- E unificar o Movimento Sindical do Comércio e Serviços com outras categorias e movimentos.
Ao final da reunião ficou marcado um novo encontro que acontecerá em Barra do Corda, em junho deste ano. Foi discutido, ainda, as ações para a greve do dia 28, que terão a participação dos Sindicatos.

Todos foram taxativos e concordaram que tais reformas trabalhistas e da previdência são nocivas para a vida da classe trabalhadora. Por unanimidade todos foram a favor do fim do governo temer.
