Ex-Policlínica São Jorge virou um lixão hospitalar em pleno centro de Pedreiras

Antiga Policlínica "São Jorge"/Foto: Reprodução Internet
Antiga Policlínica “São Jorge”/Foto: Reprodução Internet

Por Sandro Vagner

Na gestão do ex-prefeito Dr. Lenoílson Passos, que, inclusive, foi reeleito, o município de Pedreiras adquiriu o seu próprio hospital municipal, para evitar despesa com aluguel em outros prédios, e comprou a antiga Policlínica São Jorge, que foi referência em décadas passadas, aos estagiários da Universidade Federal do Maranhão. Nessa mesma gestão, com o hospital funcionando, que tinha como Secretário de Saúde, o sanitarista Ivaldo Lima, foi iniciada uma reforma e ampliação, com apoio do governo do Estado, na gestão da ex-governadora Roseana Sarney, e, do ex-secretário de Estado de saúde, o senhor Ricardo Murad.

Fotos: ASCOM da Secretaria de saúde de Pedreiras
Fotos: ASCOM da futura Secretaria de saúde de Pedreiras

O repasse para a tal reforma e ampliação, naquele período, foi no valor de R$ 1.033.624,27 (Hum milhão, trinta e três mil, seiscentos e vinte quatro reais e noventa e sete centavos), com prazo de 180 (cento e oitenta) dias para entrega da obra. Findou o governo do ex-prefeito Dr. Lenoílson Passos, e a reforma não foi concluída. Durante a gestão do atual prefeito de Pedreiras, Totonho Chicote, por algumas vezes, o trabalho foi retomado, mas de nada adiantou, e o hospital, que foi adquirido com dinheiro do município, ficou esquecido pelo tempo, e desativado, tornou-se um prédio propício para outras ocupações, que digam os vizinhos e taxistas que convivem próximo ao “Elefante Branco” de Pedreiras. (Elefante branco é uma expressão utilizada para classificar algo valioso ou que custou muito dinheiro, mas que não possui utilidade ou importância prática).

Com a eleição do futuro prefeito Antônio França, e anunciada a futura secretária de saúde, Drª. Valdete Cruz, existem comentários que o prefeito eleito pretende retomar a obra, tanto é, que, segundo informações, já está procurando buscar os meios legais, e, um deles é saber realmente o que foi gasto na reforma e ampliação que ficou parada no tempo, e, se ainda resta algum repasse. Isso somente a futura gestão poderá se pronunciar, mas a partir do próximo ano.

page-1
Fotos: ASCOM da futura Secretaria de saúde de Pedreiras

O Blog recebeu algumas fotos de uma visita que foi feita por uma comissão da futura secretária de saúde, Drª Valdete Cruz, ao que sobrou de um prédio que fez parte da história de muita gente. O que vimos e fizemos de questão de compartilhar com nossos leitores, não é nada agradável. Pra se ter uma ideia, o local está tomado pelo mato, teto escorado pra não correr o risco de um desabamento, arquivos com resultados de exames laboratoriais (que só podem ser descartados num prazo de 10 anos), documentos desgastados pelo tempo, e, o mais preocupante, material radioativo.

Fotos: ASCOM da futura Secretaria de saúde de Pedreiras
Fotos: ASCOM da futura Secretaria de saúde de Pedreiras

Agora, só nos resta esperar 2017, e conhecermos os rumos que irão tomar as autoridades sobre o futuro do prédio, que fica em pleno centro de Pedreiras, e foi comprado com o dinheiro do contribuinte.

Após essa postagem, ficam as seguintes perguntas:

  • Em três gestões, (contando com a do futuro prefeito Antônio França) será que os pedreirenses ainda poderão contar com o seu próprio Hospital Municipal?
  • De quem é a culpa por tudo isso?
  • Se existem culpados, eles serão penalizados?
  • E as autoridades competentes, os que fizeram sobre esse descaso?

Se alguém quiser se manifestar sobre a matéria, o Blog  está à disposição.

3 comments on “Ex-Policlínica São Jorge virou um lixão hospitalar em pleno centro de Pedreiras

  • Marcos arcos Rodrigues Maciel aciel says:

    Pedreiras ja nos deu muito orgulho no passado, por diversas vezes tivemos otimos medicos que atendia varios municipios vizinhos, fazendo triagem antes de encaminhar pra outros centros especializados.
    E hoje os garimpeiros de cofres publicos sucateiam e desmantelam as instituiçoes e estruturas consolidadas por nossos patriarcas… Felizmente a sociedade esta conhecendo a justiça.

    Reply
  • Você sabe qual a lei que autoriza a compra do imovel … para ser o hospital … gostaria de saber para um trabalho de escola

    Reply
    • Sandro Vagner says:

      Para adquirir um imóvel para ser um hospital, ou um terreno para o qual, é preciso que seja aprovada uma Lei na Câmara, de autoria do executivo.

      Reply

Deixe uma resposta