Logo

Ex-Secretário de Meio Ambiente de Pedreiras relembra processo sobre consórcio para construção do aterro sanitário

Fumaça sobre o lixão de Pedreiras. Cena de todos os dias (Foto: Sandro Vagner)

Fumaça sobre o lixão de Pedreiras. Cena de todos os dias (Foto: Sandro Vagner)

Todos os gestores que passaram por Pedreiras deixaram algo a desejar, mas no tocante a preocupação com o meio ambiente, o ex-prefeito Lenoílson Passos, foi um excelente administrador, a partir da nomeação do Secretário, o sanitarista e engenheiro civil Dr. Edílson Branco, que equipou a secretaria, inclusive com a aquisição de uma lancha para realizar fiscalização no Rio Mearim. Diversas ações, principalmente sobre desmatamento e queimadas, onde os responsáveis eram penalizados, e como pagamento, além de multa, eram obrigados a realizar plantação de mudas às margens do Rio Mearim ou em local que tenha sofrido o dano pelo próprio proprietário do terreno.

Hoje, o que vemos são descasos e mais descasos com o nosso meio ambiente, direcionado a região de Pedreiras, e pouca ação por parte do atual secretário, Ivo Gonçalves, que está no governo Totonho Chicote desde o início da gestão. Chegou até tentar manter alguma coisa deixada pelo ex-secretário Edílson Branco, que instalou maquinários numa área, que apesar de precária, funcionava muito bem, ajudando os catadores de resíduos sólidos, que já estavam realizando venda dos produtos para outros municípios, mas tudo foi por água abaixo, chegando desmoronar até mesmo a própria associação que solidificou uma divergência.

Nesse governo, quem não lembra, foi alugado um novo local para os catadores de resíduos sólidos, onde as máquinas (que ficaram paradas) foram instaladas, mas a espera foi longa, e o resultado todos são conhecedores. Talvez, Ivo Gonçalves tenha tido até uma boa vontade, mas o apoio 100% pode não ter vindo, como de fato aconteceu. E como dizem por ai, “uma andorinha só não faz verão”. Resultado: o lixão está do mesmo jeito, os catadores de resíduos sólidos foram esquecidos, ao ponto de terem o carro coletor do lixo seletivo negado pela gestão, que era disponibilizado no governo passado.

Hoje (21) judicialmente a situação do lixão de Pedreiras voltou à tona, felizmente ainda temos o judiciário que teve de tomar medidas enérgicas para que o problema seja resolvido de vez, sobre a construção de um aterro sanitário, que possa beneficiar os três municípios: Pedreiras, Trizidela do Vale e Lima Campos. Sobre essa decisão, podemos dizer o seguinte, ainda restam dois meses para o fim do governo atual, com isso, o prazo determinado pela justiça, será de seis meses, sob pena de multa diária no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) de descumprimento, a ser aplicada aos municípios, revertendo os valores resultantes do inadimplemento para conta judicial, à disposição deste Juízo, para serem liberados para o Poder Executivo somente para a destinação específica relacionada ao cumprimento do disposto nesta sentença (texto da determinação judicial do Juiz Marco Adriano Ramos Fonseca). Com isso, passados os dois meses final da gestão Totonho Chicote, a bomba vai explodir nas mãos do prefeito eleito de Pedreiras, Antônio França, que terá até Abril para cumprir a determinação da decisão, e ai? Se existem problemas na prefeitura de Pedreiras, esse será mais um que o futuro gestor terá que resolver; um pepinão enorme.

Após a postagem da decisão do Dr, Marco Adriano, o ex-secretário de Meio de Ambiente, Dr. Edílson Carvalho Branco, disse o seguinte:

Dr. Edílson Branco - Ex-secretário de Meio Ambiente de Pedreiras (Foto: WhatsApp)

Dr. Edílson Branco – Ex-secretário de Meio Ambiente de Pedreiras (Foto: WhatsApp)

O judiciário está corretíssimo. Talvez agora os prefeitos eleitos resolvam unir esforços para criação de um consórcio público para construir e gerenciar o aterro. Na administração do prefeito Lenoílson foi acordado com os prefeitos e o ministério público a construção do aterro. Foi até escolhida uma área em Lima Campos, mas por falta de compromisso de um dos três prefeitos da época não foi concretizada a compra da área.

Implantamos a cooperativa em Pedreiras para iniciar o processo de reciclagem dos resíduos, mas deixaram tudo acabar“. (Dr. Edílson Branco, ex-secretário de Meio ambiente de Pedreiras)

O Blog não poderia esquecer de um ex-prefeito que chegou a maquiar a construção de um aterro sanitário em Pedreiras, onde parecia mais uma maquete de brinquedo, tentando enganar a população, e o resultado foi o processo administrativo que o deixou inelegível. Quem tem boa memória, sabe de quem estamos falando.

Esperamos que, desta vez, esse lixão desapareça de vez, e que a população, principalmente do bairro do Engenho, possa respirar um ar mais puro.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz