
Uma manhã de palestras, homenagens, premiações de juízes e estudantes de escolas públicas do Maranhão e palavras de conscientização contra a corrupção. Assim foi o encerramento da Semana de Valorização da Magistratura, promovida pela AMMA, na manhã desta sexta-feira (26), no auditório do Fórum de São Luís. Durante a solenidade, a Associação dos Magistrados premiou os juízes que participaram do mutirão de combate aos crimes de improbidade administrativa e estudantes das escolas públicas vencedoras do concurso literário em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, sobre o tema “Corrupção: o que eu tenho a ver com isso?”.
Presentes, o presidente da AMMA e coordenador da Justiça Estadual da AMB, juiz Gervásio Santos; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cleones Cunha; a corregedora-geral da Justiça, Anildes Cruz; o diretor das Escola da Magistratura (Esmam), desembargador Jamil Gedeon; desembargador Froz Sobrinho, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que representou o governador Flávio Dino, o diretor do Fórum de São Luís, juiz Joaquim Bomfim, magistrados estaduais, membros do Ministério Público, da Advocacia-Geral da União (AGU), professores e estudantes.
Abrindo os trabalhos, Gervásio Santos destacou a importância da homenagem prestada pela AMMA aos juízes que atuam com muita seriedade no combate à corrupção no Maranhão, “Temos aqui a honra de homenagear colegas magistrados conscientes da sua responsabilidade de julgar com celeridade todos os processos de crimes de improbidade, prática esta tão nociva à sociedade”.
“Nós queremos que os alunos, desde cedo, tenham a percepção de que são responsáveis pelo combate à corrupção e pela construção de um país melhor e mais transparente”, afirmou.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cleones Cunha, parabenizou os magistrados e os estudantes pelas ações realizadas ao longo da Semana de Valorização e no combate à corrupção. Com foco nos estudantes presentes ao evento, o desembargador falou sobre as atividades dos juízes e também sobre pequenos atos de corrupção no dia a dia que devem ser eliminados.
HOMENAGEM JUÍZES
Como parte da solenidade. a AMMA prestou homenagem especial aos 54 juízes que participaram do mutirão de julgamento dos processos de improbidade administrativa, realizado em março deste ano, em São Luís e em várias comarcas do estado. Todos foram chamados nominalmente a subir ao palco do auditório do Fórum para receber medalha entregues pelos membros da Corte do TJMA e da diretoria da Associação dos Magistrados. Clique aqui para ver os nomes dos homenageados.
No decorrer do evento houve a apresentação do Grupo de Artes Maria Aragão (GAMAR) com a participação de criança que encenaram a peça “É só uma besteirinha”, abordando pequenos casos de corrupção cometidos diariamente. O grupo é coordenado por Wilson Chagas.
Em seguida, o juiz Douglas de Melo Martins ministrou palestra com o tema “O combate à corrupção: Somos Todos Juízes nessa luta”, com ênfase na corrupção e o desenvolvimento humano. Já a advogada e auditora da Controladoria Geral do Município de São Luís, Elaine Jinkings, chamou atenção para as pequenas corrupções do dia a dia. Os trabalhos foram presididos por Holidice Barros, diretor Acadêmico da AMMA e coordenador da Semana.
PREMIAÇÃO
No encerramento da solenidade a AMMA e a Secretaria de Educação premiaram os vencedores do concurso de produção literária que contou com a participação de estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais. Foram premiados estudantes em quatro categorias (cordel um, cordel dois, crônica e artigo de opinião). O estudante que ficou em primeiro lugar recebeu um smartphone, o professor um Notebook e a escola vencedora um Computador Desktop. Ao todo foram 12 premiados. Clique aqui e veja quem são os vencedores do concurso literário.
O secretário Felipe Camarão encerrou a solenidade assinando um edital da Seduc e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Tribunal de Justiça, por meio da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca de São Luís, do Concurso Escolas Sustentáveis que tem por objetivo estimular e divulgar ações e projetos que favoreçam a transformação do ambiente escolar visando à sustentabilidade socioambiental.
As inscrições serão realizadas de 01 de setembro a 31 de agosto de 2016, por meio do envio dos formulários de inscrição, que devem ser preenchidos pelos participantes e enviados para o e-mail concursoescolasustentá[email protected].
Fonte: AMMA