
Considerados vetores para avanços no crescimento econômico e atração de novas empresas, que contribui na geração de emprego e renda, os aeroportos do Maranhão vão começar a ter suas reformas entregues. A iniciativa liderada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), que visa a reestruturação desses espaços, que impactam também no turismo.
Nos próximos dias, a Seinc vai entregar as obras de reforma do aeroporto de Bacabal. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Bacabal, e o espaço estava fechado desde 2008 para operações de pouso e decolagem, o aeroporto recebeu serviços de reparos na estrutura de apoio, sinalização horizontal da pista, áreas verdes e manutenção de cerca patrimonial, atendendo as normas de segurança para a reabertura para as operações áreas, segundo as exigências do processo em andamento junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
“Nossa proposta é democratizar o transporte, turismo e fortalecer o desenvolvimento sócio econômico no estado. Bacabal teve o aeroporto totalmente reformado e em breve vamos reabrir o local para pousos e decolagens”, ressaltou Simplício Araújo.
A Seinc está à frente do projeto de implantação junto aos órgãos federais, com o intuito de acelerar a conclusão das atividades do programa. Todo o trabalho, faz parte da implantação do Programa de Aviação Regional (PIL), que visa a instalação de aeroportos em todo o país.
Além de Bacabal, o aeroporto de Balsas está tendo a pista recuperada. Durante as obras, serão realizados serviços de manutenção corretivas e preventivas, envolvendo a recuperação da pista de pouso decolagem, táxi e estacionamento de aeronaves, manutenção das cercas patrimoniais/operacionais e áreas verdes.
O aeroporto não passava por um reparo na pista desde a década de 1980, e teve a proibição de pousos de aeronaves pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), após relatório de inspeção aeroportuária.
Balsas é uma das cidades com o Produto Interno Bruto – PIB, anual acima de R$ 1 bilhão, dado importante para que a gestão de aeroportos fosse possível na cidade.
Com a reparação, o aeroporto poderá realizar de forma plena as operações aéreas.
Carolina
Em Carolina, município estratégico para cadeia turística maranhense, já foram realizados serviços de manutenção do terminal de passageiros, das cercas e áreas verdes visando a segurança do aeródromo, além do recebimento de um carro contra incêndio de aeródromo (CCI) no valor de 1,5 milhão entregue pela SAC, e cessão de um prédio dentro do sítio aeroportuário para a instalação de uma Companhia do Corpo de Bombeiros, já entregue pelo Governador Flávio Dino.
Fonte: seinc.ma.gov.br
One comment on “Maranhão: Seinc entrega nos próximos dias reforma do aeroporto de Bacabal”
Um aeroporto sempre é uma ótima notícia. A cidade literalmente entra no mapa mundial. Caso a reforma tenha sido executada de maneira apropriada, a pista de Bacabal voltará a ter 1.600m de comprimento por 30 metros de largura (1.600 x 30m) e resistência do piso para suportar 33 toneladas ou superior. Com essas características de reconstrução e engenharia, Bacabal estará capacitada a receber turboélices de 70 a 90 passageiros. Acredito que também é hora de se pensar em uma segunda etapa de investimentos aeroportuários, prover o aeroporto com balizamento noturno (hoje, balizamento é LED alimentado com energia solar, fácil manutenção, muito mais barato e sem exigência de técnico especializado para operar como nos antigos equipamentos de 220V + gerador. Exemplo o aeroporto de Cajazeiras na Paraíba instalou LED solar em 2017, e providenciar também o voo por instrumento baseado no GPS. Saudações & Bons Voos!!!