
Após 17 anos de fundação, no ano de 2006, a APL – Academia Pedreirense de Letras lançou neste sábado (09) sua 1ª Antologia Literária, que contemplou dez acadêmicos: Edivaldo Santos, Manuel Santana, Elisa Lago, Nilton Lee, Wescley Brito, Filemon Krause, Aldo Gomes, Marcus Krause, Itamar Lima e Neves Azevedo.

A solenidade foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Vereadores “Vicente Benigno”, que contou com a participação dos amigos e familiares dos acadêmicos e as participações da professora Isany Gardênia (que representou toda rede escolar) e a professora Ruth Jonielle, do curso de Letras da UEMA (Campus Pedreiras).

Durante um encontro de todas Academias Maranhenses de Letras, que aconteceu em São Luís, na AML, a APL foi contemplada com um certificado de participação, que foi entregue ao presidente Wescley Brito e ao Vice-presidente Marcus Krause, pelas imortais Elisa Lago e Neves Azevedo.

Com suas simplicidades, todos os autores que estavam presentes recitaram uma de sua poesias que fazem parte da 1ª Antologia Literária, destaque para a acadêmica Neves Azevedo, onde homenageou um dos fundadores da APL, o imortal Poeta e Escritor Samuel Barrêto, com a Poesia “Nas Água dos Mearim”.
“Samuel Barrêto, ele nunca vai sair do meu coração. Hoje eu faço parte dessa Academia, indicada por ele. Nós éramos muito amigos e fizemos até uma brincadeira, que nós íamos trocar de livro, mas aprouveu ao Senhor ao levá-lo pra perto do Pai.” Destacou Neves Azevedo.
Segundo a acadêmica Elisa Lago, o lançamento da 1ª Antologia Literária mostra que as sementes foram plantadas e que continuam a se esperançar. “A poesia não morre, a poesia está presente na vida de Pedreiras, está presente na vida da gente e a gente precisa realmente existir, porque Pedreiras é um celeiro de cultura.”

Além da Antologia, segundo o presidente da APL, Wescley Brito, futuramente será lançada também, uma coleção do contos, de crônicas, escrita teatral e de dramaturgia. “Queremos pedir aos professores que trabalham com seus alunos, em trabalhos literários, possam envolver, inserir essa Antologia, um novo trabalho, são Poemas novos, em suas dissertações.”

Os exemplares foram entregues aos seus autores pela professora Rose e pela escritora Ana Bruna.

O portal sandrovagner.com.br foi contemplado com um exemplar da 1ª Antologia Literária, que foi entregue pelo membro Aldo Gomes.
Fotos do evento



