
Mantendo a tradição católica, fiéis participaram da celebração da Missa que homenageou os mortos, neste feriado de finados (02). Sob uma tenda armada com palhas, buscando trazer a cada ano mais conforto a todos, a coordenação do evento religioso proporcionou ainda, cadeiras para quem foi participar da Missa.
Há seis anos, os fiéis que participavam da Missa ficavam espremidos entre os túmulos, devido a celebração ser realizada dentro do Cemitério. Cada vez mais, segundo o Padre José Geraldo, o Santuário de São Benedito vai tentando melhorara esse momento de paz e saudade.

Uma imagem do Corpo do Senhor Morto foi colocada bem próxima dos participantes. Durante a pregação, o Padre José Geraldo destacou a importância de manter as tradições, como, por exemplo, visitar os túmulos e acender sim, velas, segundo ele, uma forma de lembrar de Deus, através da luz. Aproveitou ainda, o celebrante, para ressaltar o Dia de Finados e como teria surgido a data, a partir de antigas tradições celtas. Nascida na França, a tradição acabou se propagando por toda a Europa, até que o Dia de Finados foi oficializado durante o século XI, por meio dos Papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX.

Este ano, o Padre José Geraldo não cobrou a construção de um novo cemitério, mas nem precisa de cobrança, basta entrar para fazer a visita aos túmulos, são uns praticamente sobre os outros, faltando, inclusive, espaço para andar dentro do Cemitério do Alto São José, o principal de Pedreiras. É importante destacar que ali não tem mais espaço para enterrar um ente querido.

Que as autoridades se preocupem em um local para construir com urgência um cemitério, e não se deixar levar por questão de lenda, que: “Quem constrói o cemitério será o primeiro a ser enterrado nele.”

