Todo ano a cidade de Pedreiras, vive um constante drama em relação às cheias provocadas pela intensificação das chuvas sobre a região. Atualmente a coordenação da defesa civil municipal recebeu alerta para fortes chuvas e com as primeiras que já caíram parte do balneário da CAEMS já foi inundado, causando preocupação para a gestão municipal em relação aos ribeirinhos.
O coordenador da defesa civil, em uma entrevista concedida a TV Difusora de Pedreiras, deixou claro que essa inundação repentina tem como principal responsável o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, pois, desde janeiro do corrente ano, o departamento foi alertado para o fechamento da válvula de aspersão, porém, até o momento, o pedido não foi atendido, por motivo da suspensão de energia elétrica na barragem, comprometendo o município a danos maiores ocasionados pelo grande volume de água que vem recebendo o rio.
Diante dessa situação, a prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, encaminhou também um ofício anexado a um relatório sobre a situação real da barragem do flores ao diretor-geral do DNOCS, solicitando providências com urgência após fiscalização realizada no local.