
Na manhã desta quarta-feira (11), os enfermeiros de vários Municípios que compõem a região do Médio Mearim, se vestiram de preto, empunharam faixas, cartazes, balões, e promoveram um apitaço durante uma manifestação coletiva, pacífica, no centro de Pedreiras. O objetivo foi informar à população, os motivos que levaram à categoria realizar o ato público.
Eles repudiaram os graves retrocessos da categoria, após uma decisão liminar favorável ao Conselho Federal de Medicina (CFM) de restringir a atuação da enfermagem, nos protocolos dos Programas de Saúde Pública (PSP) em geral e Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Durante o ato foi usado um carro de som. Gritos de ordem ecoaram durante a manifestação, que ganhou o apoio de outros profissionais e do vereador Filemon Neto (DEM).

“Isso, é a nível nacional. Estamos reivindicando um direito que é nosso, por que quem sofre com isso, não somos nós, é a população; neste mês estamos comemorando o outubro rosa, mas estamos sendo impedidos de realizar o preventivo. Nosso papel é de cuidar, prestar uma assistência ao usuário do SUS. Essa ação judicial em favor do CFM, só prejudica o povo do nosso país“. Disse a enfermeira Edinete Carvalho.
Não foi registrado nenhum incidente durante a manifestação.
Veja o vídeo.
Veja mais fotos da manifestação.


