Uma matéria postada no site da Revista Piauí, relata um grande número de extração de dentes da população de Pedreiras, como se fosse 14 de cada residente.
Diante da repercussão da matéria, o secretário de saúde do Município, Marcílio Ximenes, enviou ao Portal uma nota de esclarecimento, que segundo o texto, tudo não passou de erro numeral de digitação, informando que tudo já foi corrigido com a redação da Revista Piauí.
Veja a Nota
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretária Municipal de Saúde vem a público esclarecer a reportagem divulgada pela revista Piauí, Edição Privado: 190, Julho de 2022.
Primeiramente esclarecemos que os números apresentados na reportagem foram decorrentes de um erro de digitação, sendo os dados corretos os seguintes:
Conforme tela em anexo, durante o ano de 2021 foram realizadas cerca de 40 exodontias (extração de dente) por mês, no entanto, apenas no mês de Setembro, onde deveria ter sido digitado o valor “54” houve o erro de digitação e fora digitado 540.301, o que não trouxe efeitos práticos uma vez que tais números não trazem verba extra ao município, conforme será esclarecido a seguir. Tais números não puderam ser corrigidos no sistema SAI-SUS pois este tem um tempo limite de 3 meses para a correção de dados.
Já ano de 2022 ocorreu o mesmo erro, onde deveria ter sido digitado 22, por um erro humano fora digitado 220.433, tal dado já fora atualizado no sistema. Informamos ainda que as medidas administrativas para que tais erros não venham a acontecer futuramente foram tomadas.
Por fim, dita matéria dá a entender que tais números foram inflados para conseguir mais verbas para o município de Pedreiras, o que não procede, uma vez que independente da quantidade de exodontias realizadas a verba enviada para o serviço de Centro de Especialidades Odontológicas é de R$ 11.000,00 (onze mil reais) sendo este um valor fixo, de acordo com o art. 2º, II, da Portaria nº 1. 341, de 13 de Junho de 2012.
Assim, reiteramos que o ocorrido se tratou apenas de um erro humano de digitação não tendo qualquer ligação com o suposto “orçamento secreto”, pois o valor da verba recebida para a realização de tal procedimento é fixa, não aumentando ou diminuindo conforme a quantidade de exodontias realizadas.
No mais nos colocamos a disposição pra quaisquer esclarecimentos da população em geral.
Marcílio Lira Ximenes – Secretário Municipal de Saúde.
O secretário nos enviou os relatórios em tela, com as extrações que comprovam o equívoco. Enviou ainda a seguinte portaria que define os valores dos incentivos de implantação e de custeio mensal dos Centros de Especialidades Odontológicas – CEO e dá outras providências.
Veja as telas e a Portaria do Ministério da Saúde
Portaria nº 1. 341, de 13 de Junho de 2012. (1)