
Já é uma tradição. Todo dia 02, feriado de finados, é realizada a celebração da Santa Missa no pátio do Campo Santo do Alto São José, em Pedreiras. Conforme informações da senhora Raimunda Gama, tudo teve início ao pé do cruzeiro, no centro do cemitério. “Era apenas uma mesinha, foi ficando apertado e feio, por isso, decidimos tomar essa iniciativa de trazer para este local “, palavras da católica nata, Raimunda Gama, durante a celebração.

Este ano toda ornamentação foi de total responsabilidade do Santuário de são Benedito, que contou com ajuda de diversos grupos, como a pastoral familiar, por exemplo. A entrada do cemitério ganhou um lindo quadro com a imagem de Jesus Ressuscitado. Mais de 300 cadeiras foram disponibilizadas, e para o próximo ano, prometeram 500 cadeiras, para que todos fiquem bem acomodados.
O Reitor do Santuário São Benedito, Padre José Geraldo, definiu o significado da Missa, neste dia.

“Significa celebrar a esperança. A esperança, que é Deus. Deus é nossa esperança, razão do nosso viver. Razão de estarmos e continuarmos lutando, por que nós viemos de Deus e vamos voltar para Deus. Nós temos outra vida, e quem crê na vida eterna, com certeza, sabe começar a partir daqui. Essa celebração eucarística é pra gente celebrar a memória, celebrar a saudade, não a tristeza; não celebrar a morte, celebrar a vida. Hoje, pra nós, é um momento bonito, nosso Santuário também fazendo lembrança. Nós temos mais de 2.000 (duas mil) intenções que colocamos para rezar em todas as Missas do dia de hoje, que será nesse cemitério, e em todos os cemitérios de Pedreiras; mas, também, deixamos um ramalhete de rosas para, justamente os poetas, os prefeitos, os padres que morreram; todos aqueles filhos e filhas de Pedreiras, que morreram e que lutaram para que a nossa história pudesse está como está. Então, pra nós, é um momento de gratidão, desde João do Vale ao Padre Cincinato; desde Monsenhor Gerson aos prefeitos que já passaram por aqui; secretários, professores, principalmente médicos que contribuíram para o crescimento desta cidade. Além de ter a gratidão do Santuário, do seu Reitor, tem a gratidão, também, de todos os pedreirenses, que pelas flores exalam a Palavra Saudade.” Disse o Reitor do Santuário de São Benedito, Padre José Geraldo.

Ao final, todos receberam um copo com água abençoada, que segundo o Padre, serve para lavar os túmulos dos entes queridos.


Veja mais fotos da Missa.




