Pedreiras: Exclusivo: Secretário de Saúde, Marcílio Ximenes, explica data igual nos laudos dos testes em massa para Covid-19

Reprodução WhatsApp

Dede ontem(21), circulam em vários grupos de WhatsApp, questionamentos sobre a testagem em massa em pacientes em Pedreiras, sobre covid-19, onde todos os laudos emitidos, aparecem com data de validade do 07 de janeiro de 2022, e que um suposto servidor da saúde, que não teria se identificado, afirma que os testes estariam vencidos.

Marcílio Ximenes – Secretário Municipal de Saúde de Pedreiras/Foto: Reprodução Instagram do secretário

Com exclusividade, o Portal sandrovagner.com.br solicitou uma entrevista e foi atendido pelo secretário de saúde, Marcílio Lira Ximenes, que explicou, nos mínimos detalhes, o que de fato teria acontecendo.

Portal – Secretário, por que todos os laudos estão com a mesma data de 07 de janeiro?

Marcílio: Sobre essas notícias, que falam sobre a questão dos exames, é muito fácil, muito básico a resposta.  Nós apuramos aqui, quando são impressos esses laudos, você pode ver que ele tem um campo que já é impresso, depois a gente só fez de caneta os dados da pessoas (Paciente) e o resultado. Foram impressos alguns laudos desses com a validade que consta aí, dia 07, e até a essa data, como não é só um ponto de coleta, são dois pontos de coletas, às vezes até três, até quatro, quando é coleta domiciliar, e, às vezes, não tem como ter todo esse controle na mesma hora. E devido o número resumido de funcionários, o Laboratório hoje tá funcionando com 20% das pessoas que trabalham lá. Então, a pessoa que cuida pra mudar o formulário, adoeceu com Covid. Sendo que nunca foi feito nenhum teste fora da validade. O que aconteceu foi que em algumas unidades não foram recolhidos os laudos, mas os testes sempre foram feitos dentro da legalidade e dentro da validade.

Foto: Assessoria da Secretaria de Saúde de Pedreiras

Para confirmar que os testes estão todos dentro da validade, o secretário, Marcílio Ximenes, nos enviou fotos das caixas que compõem os itens de testes rápidos, que só irão vencer no mês de outubro deste ano.

O secretário não quis entrar no mérito da questão, sobre uma possível investigação para saber de onde saiu essa notícia, que deixou toda população preocupada, mas existem comentários que todas as medidas cabíveis serão tomadas, para punir o autor ou autora da Fake News.

Fica uma pergunta no ar: Se os testes estão vencidos, como uns deram positivos e outros negativos?

A testagem em Massa segue neste sábado (22), no CESAPE, próximo ao Terminal Rodoviário, durante todo o dia. Informou o secretário municipal de saúde, Marcílio Lira Ximenes.

Não acredite em Fake News!

Redação: Sandro Vagner
Correção: Ruth Barrêto

Deixe uma resposta