Logo

Pedreiras: Filhas do ex-prefeito Possídio Martins buscam conhecimento sobre a história do pai

Maria Neide Martins, Maria de Fátima Martins e Possídia Martins de Lima -Filhas do saudoso ex-prefeito de Pedreiras, Possídio de Sousa Martins/Foto: Sandro Vagner

Maria de Fátima Martins Telles de Macedo, Maria Neide Martins e Possídia Martins de Lima. As três são filhas de Lindalva Lima Martins e do ex-prefeito, o saudoso Possídio Martins, que administrou Pedreiras no período de 1938 a 1945. Durante sua gestão foi responsável por grandes obras, como por exemplo, o prédio do Palácio Municipal e o Mercado Central de Pedreiras.

Maria de Fátima Martins/Foto: Sandro Vagner

Das três, Fátima Martins é a única pedreirense, ela deixou a cidade com 45 dias de nascida, após o pai cumprir seu mandato como Prefeito, indo morar na cidade de Campos Sales (Ceará). Conviveu com o pai até os três (3) anos e meio de idade, isso no ano de 1949, data que Possídio Martins faleceu, no dia 30 de janeiro. Fátima Martins disse que a vinda à Pedreiras foi exclusivamente para honrar a memória do pai, e, nutrir-se afetivamente, pois, tinha essa dívida com ela mesma, era como se faltasse um pedaço de sua própria história. Ontem (7), ao visitar o Palácio Municipal, Fátima contou ao Blog que ficou de joelhos e orou, foi como se, ali, estivesse diante do próprio pai.

Maria Neide Martins/Foto: Sandro Vagner

Maria Neide morou em Pedreiras, até os onze (11) anos de idade. Com uma memória de elefante, assim definida pelas irmãs, nos contou algumas histórias, uma delas foi sobre a inauguração do Mercado Central e da Casa do Índio, e lembrou até da primeira ponte de madeira sobre o Rio Mearim, construída pelo então Prefeito Possídio Martins. “Fui boneca, aqui, no festejo de São Benedito, uma eleição que escolhia a boneca do festejo do padroeiro. Sou apaixonada por Pedreiras“. Finalizou Neide, a irmã mais velha.

Possídia Martins/Foto: Sandro Vagner

A caçula, Possídia Martins de Lima, nome que homenageia o pai, conhecia Pedreiras apenas pelas lembranças contadas por Maria Neide. Não teve o prazer de conhecer o pai. Quando o ex-prefeito faleceu, dona Lindalva estava com seis meses de grávida, por isso, o nome Possídia, para homenageá-lo. Em Campos Sales, Possídia foi vereadora por vintes anos, cinco mandatos, seguindo a carreira do pai, que legislou a mesma cidade, Campos Sales, por um mandato.

Depois de tantos anos, as filhas de Possídio Martins saem de Pedreiras realizadas, por se sentirem com o dever cumprido, em poder continuar com a história do pai, que será contada aos filhos, netos e netas.

Sandro Vagner (Blogueiro e repórter) – Maria de Fátima Martins – Samuel Barreto (Poeta, escritor r Professor) – Maria Neide Martins – Ester Barreto (Professora) – Sousa (Empresário) e Possídia Martins

Como testemunhos dessa outra parte da história de Pedreiras, estiveram presentes durante as entrevistas, a professora Ester Barreto, o empresário Sousa, da churrascaria “O Sousa”, e o poeta e escritor Samuel Barreto, que contemplou as filhas de Possídio Martins com alguns livros de sua autoria e de outros autores.

Possídio de Sousa Martins – Ex-prefeito de Pedreiras/Foto: Reprodução da Internet

Uma boa história tem que continuar!

4 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Matéria bela, belíssima! Parabéns Blogueiro Sandro Vagner. Pela história contada de fato.

  2. Socorro Silva disse:

    Adoro essas histórias. Parabéns às filhas do Prefeito Possídio Martins!!

  3. Anônimo disse:

    Minhas tias do coração,nque bom velas tão felizes nesse resgate de suas origens. Deus abençoe sempre vocês.

  4. Zilmar disse:

    Muito boa esta informação.

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Connect Pedreiras

  • Venha nos visitar!

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz