Pedreiras: Governo do Estado realiza mutirão de Catarata e Pterígio no Hospital Regional de Pedreiras

Foto: Sandro Vagner

O governo do estado, através da EMSERH, em parceria com o Hospital Regional de Pedreiras – Dr. Kleber Carvalho Branco, iniciou hoje (07) um mutirão para atender pacientes com problemas de catarata e pterígio.

Mais de oitocentos pacientes aproveitaram a oportunidade, na maioria idosos, para realizarem a triagem, e de acordo com a situação serão encaminhados para o ato cirúrgico.

Continua após a PUBLICIDADE

Nesse primeiro momento estão sendo realizadas as triagens e cirurgias. Amanhã (08), segundo informou o Diretor do Hospital, Dr. Frederico Cavalcante, se necessário for, o prazo poderá se estender, mas que nenhum paciente sairá sem ser atendido na Unidade Hospitalar.

Continua após a PUBLICIDADE

Dr. Frederico Cavalcante – Diretor do Hospital Regional de Pedreiras/Foto: Sandro Vagner

Depois de dois anos de Pandemia, onde foram paradas as cirurgias eletivas, normalmente vai haver um aumento da demanda de cirurgias reprimidas. Então, o governo do estado vem fazendo ações concretas, para que a gente consiga reduzir o número de pessoas nas filas de cirurgias de catarata e pterígio. Isso é um ganho muito grande, não só para Pedreiras, mas para a região das treze cidades que compõem a regional de saúde.”

catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão.

Pterígio, também conhecido por “carne nos olhos” ou “carne crescida”, nada mais é do que uma membrana que avança sobre a córnea, ou seja, invade a superfície ocular, em direção ao centro, podendo atingir a pupila.

Fotos: Sandro Vagner

Deixe uma resposta