
Estamos neste final de ano, aproveitando a reflexão do Pe. José Geraldo que vem ajudando nossos leitores com uma inovada reflexão sobre os temas da vida queremos fazer uma breve análise da instituição chamada Familia.
BLOG: Pe. José Geraldo como o Senhor vê e analisa o comportamento das famílias hoje?
PADRE: Querido Sandro Vagner, primeiro, quero agradecer poder sempre refletir com os internautas por meio do seu Blog de temas fundantes e de grande importância para a vida. Tenho visto de um tempo pra cá, muita frieza no ser humano, não sei se estão desencantados com a vida. Tenho notado poucos sinais de afetos entre as famílias. Um tempo atrás a família era mais unida, brincava mais, tinha mais vibração, alegria. Tenho visto hoje muitos membros das famílias mais criticando do que elogiando. Criticar é bom, o melhor é criticar com lucidez. Quando falta a razão nos tornamos insuportáveis para os outros que nos rodeiam.
BLOG: O que o Senhor diz em pessoas que só ver o defeito dos outros?
PADRE: Uma insegurança muito grande, vulnerabilidade nos aspectos dos valores e princípios muito grande. Personalidade fraca pela falta de conhecimento. Muita autoafirmação. Não entendo como uma pessoa deprecia a outra enaltecendo ou valorizando os defeitos ou vícios. Ão pessoas instáveis, por isso que os relacionamentos não duram. Pra um bom entendedor meia Palavra basta.
BLOG: A família está perdendo algo que o senhor possa falar concretamente?
Esta pergunta é polemica para nossa reflexão: Por que não estamos tão bem em casa, para procurar socialmente em outras pessoas que não convivem o tempo todo com a gente?
BLOG: Estamos no final do ano que pontos o senhor destaca para melhor vivermos 2018?
PADRE: Neste mundo quem não gosta de ser reconhecido, admirado, acarinhado e visível? Comecemos a perceber o que há de melhor na família. Não precisamos ceder tudo, para dizermos que estaremos bem porque não há conflitos. Vamos deixar de só ver defeito nos outros, se safar como vitimas. Vejo que precisamos de uma reação estimulo como diz Skinner, ter grandeza em contemplar e elogiar ao outro. Tomar consciência do que Aristóteles filósofo dizia: “é impossível o ser humano viver sozinho.” Assim vamos dando resultados significativos em nossa vida e na vida de outras pessoas por meio de uma boa atitude, da ética e da beleza que cada ser humano tem dentro de si.
BLOG: Pe. José Geraldo deixe uma mensagem para os nossos leitores e aponte algumas situações para que haja a melhora desses laços familiares.
PADRE: A mensagem que deixo é que tomemos consciência que o ser humano criado por Deus NÃO É uma folha de papel em branco em que a cultura pode escrever seu texto: É uma entidade com sua carga própria de energia estruturada de determinadas formas, que, ao ajustar-se, reage de maneira especifica e verificável as condições exteriores. Através dos valores, que são princípios morais, o homem adquire o comportamento ético, que rege suas atitudes na sociedade em que vive. O comportamento ético conduz o homem a fazer o que considerar importante em sua vida.
Destaco alguns pontos importantes para que possamos ser mais família:
- Mostre amor incondicional.
- Seja Firme
- Participar de todos os momentos juntos
- Cuide de si mesmo
- Respeite o outro
- Ajudar a cada um alcançar seus sonhos
- Estar ciente dos estágios da vida
- Compreender e aceitar o outro como ele o é.
- Não impor, mas propor
- Criticar com lucidez
Assim acredito que aos pucos vamos salvando o patrimônio mais importante que é a nossa família.
Feliz 2018!