Pedreiras: Município disponibiliza de vacinas contra a Covid-19 para adultos e público infantil

Rychelly Furtado – Coordenadora de Imunização de Pedreiras/Foto: Sandro Vagner

Durante uma entrevista ao programa Portal Notícias na Rádio Online portalfmpedreiras.com, a coordenadora de Imunização, Rychelly Furtado, disse que as vacinas contra Covid-19, tanto para adultos como para crianças estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e no Cesape. Richelly destacou a importância da imunização, e, como exemplo, disse que o grande momento do carnaval, que teve uma gigantesca aglomeração, foi graças a maioria do público ter tomado pelo menos duas doses da vacina contra a Covid-19, e nenhum caso a mais foi registrado.

Segundo a coordenadora, atualmente o quadro geral de vacinados chega a um índice de mais de 86% da população vacinada com até duas doses, mas o público infantil ainda não atingiu essa estatística, ou seja, crianças de até cinco anos de idade. Mas vale ressaltar que ainda estão dentro do prazo de intervalo para receber outra dose, que são de quatro a oito semanas, dependendo do imunizante.

Vacina para crianças

A vacina para crianças de seis meses de idade até cinco anos, está disponível todas as quintas-feiras, no Cesape, devido a pequena quantidade recebida, somente é encontrada na data e local informado pela coordenadora de imunização. Para faixa etária acima de cinco anos de idade, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município.

As vacinas chegam semanalmente em Pedreiras, disse Rychelly Furtado, e as Unidades Básicas de Saúde são abastecidas todas as sextas-feiras. Esse mesmo procedimento também é direcionado ao público da zona rural, que de acordo com as identificações através das equipes de estratégia de saúde da família, todos são imunizados.

Bivalente

Teve inicio nessa segunda-feira (27), uma nova fase de vacinação contra a Covida-19 em todo o Brasil, a Bivalente, que tem duas cepas contra o coronavírus, e já está disponível em Pedreiras. Mas nesse primeiro momento as prioridades são para grupos prioritários (pessoas acima de 60 anos, com deficiência física, em tratamento de CA, profissionais de saúde e outros grupos), mas é importante ressaltar que o imunizado tenha recebido pelo menos até duas doses da outra campanha. A bivalente está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Pedreiras. Será feita ainda pelas equipes uma busca ativa para quem não tem condições de se deslocar para receber a dose.

Outras vacinas

Após a pandemia, a gente identificou uma evasão muito grande das pessoas com relação a se vacinar, por exemplo, contra o sarampo, pólio, uma doença que a gente já tinha recebido o certificado de erradicação, e agora a gente tá correndo o risco de perder esse certificado, por conta das baixas vacinais, porque as pessoas não estão levando os filhos para vacinar.” Disse Rychelly Furtado.

Deixe uma resposta