Pedreiras: Municípios participam da IV Conferência Regional de Igualdade Racial

Foto: Sandro Vagner

O tema da Conferência é: “O Brasil na década dos afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direitos”. Alguns Municípios da região do Médio Mearim foram representados (Bacabal – Lima Campos – São Luíz Gonzaga, Trizidela do Vale e Pedreiras). Quilombolas, e integrantes de diversas religiões afro-brasileira participaram do evento.

A conferência tem como objetivo, segundo a programação, elaborar diretrizes para a construção e fortalecimento da Política de Promoção da Igualdade Étnico Racial no Estado do Maranhão. Um dos pontos específicos é difundir os princípios, o aspecto conceitual, estratégico, político e operacional da intersetorialidade para implementação da Política e do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR).

Foto: Sandro Vagner

Igualdade Racial no Brasil é um assunto novo para muita gente, historicamente isso é comprovado. Algumas pessoas acham que isso não é necessário, por que acreditam que não há preconceito, mas o preconceito existe, já foi comprovado, inclusive, através  de pesquisas, e da própria vivência do negro no cotidiano. É importante lembrar isso, que o Estado do Maranhão avança em relação a outros Estados, por conta da gente ter uma secretaria extraordinária de igualdade racial bem ativa. A população maranhense negra tem o que “comemorar” por que houve avanço no governo Flávio Dino, que olha diferente para a desigualdade racial, dando a liberdade para o secretariado trabalhar a pauta. Isso é muito bom.” Relatou o Coordenador Geral do Centro de Consciência  Negra de Pedreiras e do Médio Mearim, Isael Sousa da Silva,   

Laurinda Pinto, Secretária de Estado da Mulher participou da Conferência, na oportunidade representou o governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino.

Laurinda Pinto – Secretária de Estado da Mulher/Foto: Sandro Vagner

É um momento muito importante onde a gente ouve o território, e os Municípios têm a oportunidade de compartilhar como está sendo realizado o trabalho do governo do Estado, liderado pelas secretarias de igualdade racial e de direitos humanos, na pessoas do Jéferson e Francisco Gonçalves. Eu na condição de secretária da mulher, estamos para fazer uma mobilização e promover a participação das meninas nesse processo de discussão da política para a igualdade racial, e das mulheres adultas.” Concluiu a Secretária Laurinda Pinto.

Além de Pedreiras, mais três Municípios realizaram suas conferências regionais: Pinheiro, Chapadinha e Imperatriz. 

Foto: Sandro Vagner

Participaram da mesa solene: Maria de Jesus Ferreira (Conselheira Estadual de Igualdade Racial); Vanessa Soares (Representante da União Estudantil de Pedreiras); Vereador Jossival Saturnino (Representando a Câmara de Vereadores de Pedreiras); José William dos Santos (Babalorixá);Francisco Rogério Sousa (Secretário adjunto de Assuntos Políticos); Antônia Ferreira Lima (Vice-coordenadora do Movimento Negro de Pedreiras); Francinete Braga (Presidente da FUP e representando o Prefeito de Pedreiras, Antônio França) e a Secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto.

Foto: Sandro Vagner

Nossa cultura, representada pelo Tambor de Crioula (Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro) foi uma atração que chamou à atenção dos participantes.

São Luís e Codó são os próximos Municípios que serão contempladas com a Conferência de Igualdade Racial.

Veja mais fotos do evento.

Foto: Sandro Vagner
Foto: Sandro Vagner
Foto: Sandro Vagner
Foto: Sandro Vagner
Foto: Sandro Vagner
Foto: Sandro Vagner
Foto: Sandro Vagner

Deixe uma resposta