Logo

Pedreiras: O Natal é uma festa escandalosa!

Por Padre José Geraldo

Padre José Geraldo – Reitor do Santuário de São Benedito/Foto; Sandro Vagner

Queridos Pedreirenses, queridos paroquianos! Se possível me acompanhe na leitura a seguir e faça sua experiência cristã de Deus.

Mais um Natal chegou. O que dizer diante desse grande Mistério, tão antigo e tão novo? Tenho muito medo de correr o risco de repetir o que já dissemos nos outros anos.

Corremos o risco de querer a novidade sem realmente percebermos a expressão de algo de novo que trem por trás.
O natal nos traz uma nova realidade e um novo nascimento. Estamos diante do inusitado.

Natal é mistério, aquilo que se toca com a ponta dos dedos, mas não abarca. O inesperado aconteceu o esperado, chegar do jeito que nós não esperamos.

O aberrante aconteceu, um ESCANDALO foi provocado: Deus se fez Homem! E como se isso não se bastasse ainda, quis ser criança e pobre!

Deus é DESCONCERTANTE! Talvez por isso tenha escolhido a forma de uma criança. Uma criança em nossa vida é sempre desconcertante, desinstalador!

Deus em nossa vida1 Misterio da ENCARNACÃO! Para que o Natal seja BOA NOTICIA, deveríamos desinstalar-nos de nossas COMPULSÕES e deveríamos apresentar o caminho da INTEGRAÇÃO.

Para a Pessoa que tem COMPULSÃO DO PERFECIONISMO, o Menino da Mangedoura escandaliza com aquilo que ele traz de perfeição, O QUE ELE TRAZ de perfeição ,exclusão e desordem: A Graça de Deus.

Para as Pessoas que tem a COMPULSÃO DO SERVIÇO para ganhar as pessoas, o menino escandaliza porque naquilo que ele traz de gratuidade e rejeição é a Graça de Deus.

Para as pessoas que tem a COMPULSÃO DO ÊXITO o menino escandaliza por aquilo que traz de fracasso, nos lembrando do Evangelho de São João: “Veio para que era seus e os seus não receberam”.

Para as Pessoas que têm a COMPULSÃO DE SER DIFERENTE, o menino escandaliza pois é o incomparável se tornando igual.

Para as pessoas que têm a COMPULSÃO DE EXIBIR TUDO PELA RAZÃO E DOMINAR PELA PALAVRA, o menino escandaliza por ser uma palavra que se faz silenciosa, por apresentar uma nova lgica, uma nova racionalidade.

Para as pessoas que têm a COMPULSÃO DA LEI, o Menino escandaliza por apresentar uma nova Lei, uma nova ordem, a Lei do Amor.

Para as pessoas que têm a COMPULSÃO DA ALEGRIA E DA FESTA COMO FUGA DA DOR, o Menino escandaliza por ser a encarnação na nossa dor, na pobreza da humanidade.

Para as pessoas que têm a COMPULSÃO PELA FORÇA E PELO PODER, O Menino escandaliza, pela sua fraqueza, impotência, pela sua dependência.

Para as pessoas que Têm a COMPULSÃO DA FULGA E DO CONFLITO o MENINO ESCANDALIZA POR SER SUA INSERÇÃO NO NOSSO CONFLITO.

O sentido mais forte , o Natal é uma festa escandalosa. Este escândalo deveria provocar uma nova postura em nós, o nascimento.

Natal não pode ser reduzido a uma festa melancólica e emotiva. Natal é uma Festa afetiva, ou seja, que deve afetar o mais profundo de nossa realidade gerando metanóia, conversão, uma vida nova.

É a festa do amor, das exigências do amor, de um amor exigente. De um amor que não passa a mão na cabeça, mas nos carrega no colo para uma nova realidade que nos tira do aconchego do útero e nos leva para o centro da vida!

Certa vez presidindo uma missa presenciei uma cena de uma criança que entraria com Jesus enquanto me cantava noite feliz. Essa criança com rosto rechonchudo como barroco, elétrica como toda criança, cheia de vida, estava tão ansiosa, que chegou no altar antes de terminar a primeira estrofe. A criança ficou um pouco envergonhada.

Enquanto isso cheguei a conclusão: quem ama tem pressa. Deus tem pressa em nos amar. Apressemo-nos no amor!

Certo dia um poeta falava sobre o sol na estrada, inebriado pela beleza, assim escreveu: “o sol sobre a estrada, é o sol sobre a estrada. É o o SOL. Diante do tamanho do Mistério não requer outra postura, apenas a perplexidade.

Admirar o inefável dessa realidade.

A nós seduzidos pela beleza desse Mistério só nos resta dizer se não: “o Natal de Jesus é o Natal de Jesus, é o Natal!

Diante de uma grande beleza e do incomensurável, a postura sábia é o silencio. Silenciar para ouvir, acolher, inebriar e renascer.

Feliz Natal e próspero Ano Novo!
Do Seu Pe. Velho! Pe. EXAGERADO!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz