Logo

Pedreiras: Outubro Rosa. Dr. Walber fala sobre a prevenção do câncer de mama

Com o laço cor de rosa como símbolo, a campanha do Outubro Rosa começou em 1990 com a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. De fato, ainda hoje muitas localidades do mundo ainda comemoram com uma corrida, inclusive no Brasil, algumas cidades como Teresina e Ribeirão Preto, entre outras, estão organizando corridas e maratonas pela conscientização do câncer de mama.

Dizem que, “prevenir é melhor que remediar“. Sobre esse conceito, o Hospital Dr. Walber Rodrigues da Cruz equipou-se com os mais modernos aparelhos que podem realizar o exame da mama, ultrassonografia e outros exames que podem ajudar as mulheres na importância do diagnóstico precoce.

Dr. Walber Rodrigues, conceituado médico de nossa região, concedeu uma entrevista ao Blog, sobre a campanha mundial do Outubro Rosa, e disse que o Hospital está preparado para ajudar combater essa doença que faz milhares de vítimas pelo mundo.

Dr. Walber Rodrigues da Cruz – Médico cirurgião e clínico geral/Foto: Sandro Vagner

Blog – Como funciona, hoje, o Hospital, em nível de atendimento, e de informação sobre o câncer de mama?

Dr. Walber Rodrigues – Nós estamos preparados para atender os casos de prevenção do câncer de mama, aqui no Hospital Dr. Walber. Temos uma equipe treinada, equipamentos de primeira linha, onde temos a certeza do diagnóstico correto. O importante na questão do câncer de mama, é o diagnóstico precoce. Quando a gente detecta uma lesão, menor que 1 cm, e que ela tem as características de malignidade, a gente ver na imagem, com clareza. Então, nós complementamos esse diagnóstico com a realização de uma biopsia, e sendo constatada a lesão maligna, é feita uma cirurgia, e essa cirurgia não precisa ser feita nem a mastectomia total, nada tratado com radicalidade, e, simplesmente uma mastectomia total resolveria o problema desse paciente, desde que tenha sido feito o diagnóstico precoce. Temos equipamentos, tipo mamografia com imagem digital, para complementar a mamografia, nós temos a ultrassonografia que é feita em equipamento de ponta, de primeira qualidade, com leitura e imagem impressionante.

Blog – O que o senhor diria às mulheres, não só no mês da campanha, que trata da prevenção do câncer de mama?

Dr. Walber Rodrigues – É importante que todas as mulheres se previnam, e, que elas se cuidem. Qualquer vacilo, a lesão evolui, e, ai, ela se torna vítima correndo o risco de ter uma doença maligna, com invasão de linfonódulos, invasão de órgãos à distância, e chegar a um desfecho final, que seria um óbito precoce, ou seja, um câncer de mama. Ele chegar a evoluir para o óbito em menos de dois anos. Nós estamos aqui preparados para atender a comunidade de Pedreiras, região, não só nesse mês de outubro, mas todos os dias da semana, o ano inteiro. De repente, tomando um banho, fazendo o autoexame, a pessoa descobre um pequeno nódulo, mas a maioria das lesões são benignas, e, essas lesões benignas, quando são cistos, com líquido, não precisam nem operar; às vezes só o tratamento químico resolve. Os fibroadenomas, que são lesões sólidas, bem arredondas, àquele nódulo duro, bem bonitinho, liso, que corre de uma lado para o outro, com certeza é uma lesão benigna, mas é preciso tomar cuidado, mesmo sendo uma lesão benigna tem que fazer o tratamento.

Blog – Sobre o câncer do colo do útero, o hospital está preparado para o diagnóstico precoce?

Dr. Walber Rodrigues – Nós estamos preparados para a prevenção do câncer, não só da mama, mas também o câncer do colo do útero, que também é muito comum, aqui na nossa região. Sabemos que existe uma tendência do câncer de mama aparecer nas regiões mais desenvolvidas, as pessoas começam a se cuidar, melhoram, ai, o câncer sai do colo do útero, e vai pra mama. No Brasil 28 mil novos casos de câncer são diagnosticados. O câncer de mama é responsável por 28% de todos os cânceres, ou seja, ele está em 1º lugar no Brasil. Sabemos da dificuldade que o país passa com dificuldade na saúde. A gente sabe que era o SUS que deveria bancar todos os tratamentos, com os equipamentos para fazer a prevenção em todo o Brasil. Mas, infelizmente, devido a crise que temos, a certeza que isso logo vai passar, e poderemos ter investimentos nos Municípios e nos Estados possam receber recursos e fazer a prevenção como é pra ser feita.

Blog – Como médico e amigo, o que o senhor diria às mulheres sobre o câncer de mama?

Dr. Walber Rodrigues – Não é preciso ficar em pânico. Você em casa que está preocupada com a situação, faça o seu autoexame todo dia, no banho. Até passando o sabonete no próprio corpo, com àquela técnica que é ensinada pelas enfermeiras, pelo sistema de saúde municipal, você pode procurar a lesão todo dia, e no dia que notar algo diferente vá ao médico. Agora independente disso, procure fazer uma vez por ano esse exame preventivo, mesmo, de verdade. Faça uma mamografia se você tiver mais de 40 anos, e, se tiver menos de 40 anos, faça a ultrassonografia. O importante é não deixar passar uma lesão despercebida.

Mulheres, agora é com vocês. Assim como começamos, vamos encerrar: Prevenir é melhor que remediar”.

Equipamentos disponíveis no Hospital Dr. Walber Rodrigues da Cruz.

Mamógrafo digital/Foto: Sandro Vagner

Equipamento para realizar ultrassonografia digital/Foto: Sandro Vagner

Aparelho para realiza vários tipos de exames, incluindo ultrassonografia de mama – Logic F8/Foto: Sandro Vagner

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz