Por Padre José Geraldo

Queridos Paroquianos e Caríssimos leitores deste respeitoso Blog a Diocese de Bacabal realizou um Grande Encontro de Formação para o Clero. O Objetivo deste encontro foi promover junto aos presbíteros integrantes da diocese, uma profunda reflexão em todos os âmbitos da Gestão Eclesial.
Ficou bem claro e todos se tornaram conhecedores de que a Igreja Católica como as demais, não só desenvolve uma Ação Religiosa, mas está inserida junto a sociedade e por isso goza de direitos , mas também tem deveres como toda instituição governamental e civil.
Essa realidade ora exposta tem que nos ajudar a trabalhar melhor estas questões, de modo, a não cometer erros de SONEGAÇÃO, ILEGALIDADE E FALTA DE TRANSPARÊNCIA E AO MESMO TEMPO SERMOS RESPONSABILIZADOS PELAS EXIGÊNCIAS DAS LEIS VIGENTES DO NOSSO PAÍS.
Destaque merece que mesmo estando sob os ditames da Lei, a IGREJA CATÓLICA NUNCA TERÁ FINS LUCRATIVOS, pois, a sua MISSÃO PRINCIPAL É EVANGELIZAÇÃO E A PROMOÇÃO DA VIDA!
Não podemos esquecer nossa finalidade que é Evangelizar. Nossa aspiração é buscar as coisas do Alto como diz São Paulo, mas estamos ainda com os pés na terra, e assim, precisamos compreender que a Igreja tem toda uma gestão eclesial, ou seja, cuidar dos bens da terra e assim fazer uma boa gestão.
Não é só com nosso conhecimento teológico ou filosófico que podemos dizer que somos dotados de conhecimentos para administrar uma paróquia, apesar de mais de dez anos de formação no Seminário, não saímos prontos.
Hoje se faz necessário O PADRE E OS LEIGOS aprenderem tudo sobre Administração. É preciso ir além de leituras de livros sobre o assunto.
Para isso chamo a atenção dos meus paroquianos para uma sensibilização, compreensão e envolvimento para entender bem que nos dias de hoje não podemos administrar de qualquer jeito.
O povo merece nosso respeito, bem como a nossa transparência. Antigamente o padre decidia tudo, temos também que mudar a mentalidade e saber que o padre NÃO ADMINISTRA SOZINHO, TEM UM CONSELHO ECONÔMICO QUE NÃO É SÓ FISCALIZADOR, MAS GESTOR QUE BUSCA CRIAR SITUAÇÕES FAVORÁVEIS PARA A CAMINHADA DA PARÓQUIA! Lembro ainda que o padre não só administra os sacramentos e celebra Missa , mas administra junto com os leigos os bens patrimoniais da Paróquia.
Esta foi a razão maior de participarmos em BACABAL junto com nosso Bispo que está fazendo a reorganização na diocese, assessorado com grandes expoentes das áreas: administrativa, jurídica e contábil.

O Direito Canônico é nosso chão, nos norteia, mas não podemos ficar somente nele, entendemos e precisamos conhecer todas as LEIS VIGENTES DO PAÍS.
Se faz imperativo direcionar o nosso olhar para outras formas de Direito, como Civil, Trabalhista e também Gestão Eclesial e Empresarial. Amparados pelo Direito Canônico conseguirmos ir em frente, sem perder o nosso Real objetivo que é e sempre será EVANGELIZAR E PROMOVER A VIDA!
QUERO AINDA DESTACAR PARA OS MEUS PAROQUIANOS QUE PRECISAMOS PENSAR a administração de nosso Santuário e fazer a cada dia GESTÃO CORRETA dos recursos que possui! Necessitamos fortalecer o Dízimo é ele o sustento para toda paróquia, é dele que ajudamos a Dimensão Religiosa, Missionária e Social.
Agora quero enfatizar que A NOSSA MISSÃO NÃO BUSCA LUCROS… NÃO SOMOS E NEM SEREMOS UMA EMPRESA PREDATÓRIA, A IGREJA JUNTO AO GOVERNO É CONSIDERADA EMPRESA, sabemos muito bem dos nossos deveres, mas com isso NÃO PODEMOS FRAQUEJAR NA EVANGELIZAÇÃO E NA TRANSFORMAÇÃO DA VIDA.
Quero ainda EXAGERAR!!! Não podemos caminhar na ILEGALIDADE, NA SONEGAÇÃO, OU CAIXA II . Isso é contra testemunho cristão, para isso a Igreja é profética para cobrar dos poderes públicos: transparência! Mas a cada dia, não podemos descuidar de questões básicas como a gestão de pessoas e também dos bens que a Igreja possui, além de efetuar os pagamentos em dia!
Com essa reflexão, quero convocar todos os setores e comunidades rurais para nos ajudar nesta nova empreitada. Vamos juntos vencer as barreiras do desconhecimento, vamos aprender juntos, para crescermos juntos, pois todos os procedimentos que tomarmos é fruto das orientações da Diocese por meio de Normas e Decretos baixados pelo nosso Bispo.
Vemos que há necessidade de novas decisões para o bem da nossa comunidade paroquial, mas aos poucos vamos orientando a todos. Como cristãos católicos precisamos ser avisados todos os momentos. Com isso precisamos ver a realidade do mundo que estamos inseridos. E temos que responder às exigências do nosso dia a dia. E com a realidade de Brasil que estamos vivenciando, todo cuidado é pouco.
AINDA ESTAMOS APRENDENDO… Aprender a gerenciar tanto os bens espirituais e materiais. Pode até ser ainda muito novo. Precisamos do apoio de todos. Por isso que a busca do conhecimento deve ser permanente. Como diz Guimarães Rosa: “Não se preocupe, aos poucos o escuro vai se tornando claro.”
No decorrer dessas atitudes temos enfrentado algumas resistências fruto de uma mentalidade fechada, mas não é por isso que vamos desanimar. A IGREJA é tão antiga. Mas está aberta ao NOVO para enfrentar com Fé todo e qualquer obstáculo que por ventura apareça.
Por oportuno, desejo que cada CRISTÃO/CIDADÃO que me acompanhar nesta leitura possa ter a CONVICÇÃO E CLAREZA de que nossa PARÓQUIA SANTUÁRIO a cada dia se ORGANIZA E SE ETERNIZA com TRANSPARÊNCIA/EVANGÉLICA no coração do POVO PEDREIRENSE.