
No penúltimo dia do Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a Mulher, a prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, inaugurou a Casa da Mulher Pedreirense, mais um instrumento de grande ajuda às mulheres que sofrem de uma forma ou de outra com a violência doméstica.
No prédio também irão funcionar a secretaria municipal de políticas para as mulheres, Patrulha Maria da Penha, Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher); apoio psicológico, além de outros atendimentos especiais, incluindo assistência social.

A solenidade foi realizada com a presença da prefeita Vanessa Maia; secretária da Mulher, Géssyca Saturnino; secretária de Assistência Social, Carol Melo; a procuradora da Mulher, vereadora Iaciaria Rios; o promotor de justiça da 3ª vara da comarca de Pedreiras, Dr. Lindemberg Malagueta; Andreia Serrão (IFMA); Tenente-coronel Aguiar (Comandante do 19º BPM); Weyna Barros (Assessora jurídica da Secretaria da Mulher); Professor Francisco Rodrigues (Diretor-presidente da FEMAF); Francisca Cilene Franco da Silva (Diretora acadêmica da FEMAF); Solange Novais (Secretária da mulher de Alto Alegre do Maranhão); Vereadora Emileny Oliveira (procuradora da Mulher em Trizidela do Vale); Apóstolo Neto Lucena; advogada Bianca Vieira (Vice-presidente da OAB/Subseção de Pedreiras) e outras autoridades.

“Nós estamos muito felizes. É um marco em nosso Município, é um momento ímpar. Hoje finalmente as mulheres poderão ter um ambiente acolhedor, uma boa estrutura para recebê-las. Nós sabemos que a violência assola o nosso Município, nós sabemos que tem muitas mulheres em situação de violência, e a Casa da Mulher Pedreirense veio justamente para acolher essas mulheres, pra oferecer serviços que já vinham sendo oferecidos, mas agora a gente tá fortalecendo esses serviços.” Destacou a secretária da Mulher, Géssyca Saturnino.

“A gente fica muito feliz de ver um sonho sendo realizado. É um local que vai ter vários atendimentos para essas mulheres que sofrem violência doméstica, principalmente as que vivem em vulnerabilidade e nós estamos aqui hoje vendo esse sonho realizado.” Disse a procuradora da Mulher na Câmara de vereadores, Iaciaria Rios.
Durante seu discurso, a prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, chegou a se emocionar, mas conseguiu transmitir o momento de felicidade em entregar à população mais uma grande e importante obra na sua gestão.

“É um momento de muita alegria, de muita satisfação da gente está hoje aqui, entregando às mulheres pedreirenses, mais uma ferramenta de proteção, de cuidado, de valorização pra essas mulheres. E mais feliz ainda em saber que é a primeira Casa da Mulher Municipal. Nós, Pedreiras somos a única cidade em tá abrindo uma casa dessa, nós somos pioneiros em relação aos Municípios. Quero dizer a essa mulheres que elas podem continuar sempre contando com a nossa gestão, pois nós somos uma gestão que se preocupa com o bem-estar, que se preocupa com essas mulheres, que infelizmente a gente sabe que o número de mulheres que passa por violência, ainda um número bem expressivo.” Disse a prefeita Vanessa Maia.

O Tenente-coronel Aguiar destacou a importância da união que trouxe para Pedreiras a Patrulha Maria da Penha. Ressaltou o grande número de ocorrências que envolvem as mulheres vítimas de violência doméstica.

Dr. Lindemberg Malagueta, promotor de justiça, enfatizou a luta em prol das mulheres, principalmente na criação de políticas públicas. Disse que esse é o dia em que o Município de Pedreiras e o Ministério Público cumprem com suas obrigações, mas não uma obrigação celebrada entre si, mas um cumprimento onde as instituições tem com as mulheres.

A Casa da Mulher Pedreirense fica localizada na Avenida Dr. João Alberto, bairro Maria Rita.



