Pedreiras: Procissão fluvial no dia de São Pedro foi mais uma demonstração de Fé
Ao longos dos anos, sempre no dia 29 de junho, data que é comemorado o dia de São Pedro, considerado o padroeiro dos pescadores, Trizidela do Vale, Rio Mearim e Pedreiras são tomadas de muita devoção ao santo, a quem Deus confiou a criação de Sua igreja. Como parte da tradição, a procissão saiu da Matriz de Santo Antônio de Pádua, em Trizidela do Vale.
Um pequeno percurso, mas o suficiente para arrastar dezenas de fiéis que foram peregrinando até ao Parque Maratá, ponto de mudança de percurso. Ali, todos os fiéis já aguardavam as imagens de Nossa Senhora Aparecida, São Pedro, e a Bíblia Sagrada, para juntos descerem o Rio Mearim, proporcionando mais um grande momento de beleza com as canoas e barcos enfeitados de forma artesanal, um trabalho que os pescadores fazem questão de caprichar.
Satisfeitos, todos renovam sua fé, e ao longo da procissão fluvial vão aparecendo os mais simples pedidos de proteção, um gesto bondoso dos pescadores que esperam o ano inteiro para continuar com essa tradição.
Cada um tenta chamar a atenção dos devotos, numa dessa cenas, observamos um pescador, que somente com o foco de nossas lentes foi possível flagrar o bonito gesto dele, ao colocar um mini barco enfeitado sobre as águas barrentas e caudalosas do Rio Mearim.
Rio abaixo e com a Fé em Deus, os coloridos das canoas e barcos vão ganhando as ondas provocadas pelas embarcações. Todos se unem em um só propósito, manter viva a tradição de um povo simples, que neste dia vira atração e causa emoção durante o percurso, até a chegada na rampa.
A ponte Francisco Sá, sobre o Rio Mearim, que une Pedreiras e Trizidela do Vale, é um espaço disputado palmo a palmo, onde o privilégio é único, e todos testemunham a beleza dos participantes da procissão do padroeiro São Pedro.
Uma multidão lota a rampa, e sobre um altar montado pelos pescadores, os padres Pedro, Antônio, José Geraldo e convidados participam da missa de encerramento do festejo. Mais uma vez é possível testemunhar a fé de um povo que aumenta a cada gesto e a cada comemoração a São Pedro.
Declaração de Cristo
Veja mais fotos.
Fotos: Francisca Alencar
Fotos: Sandro Vagner
0 Comentários