O secretário de finanças, Eliud Santos, e o Prefeito de Pedreiras, Antônio França, justificaram, ontem (28), o atraso do pagamento dos servidores da educação referente ao mês de novembro. Eliud disse que, o que entrou do FUNDEB não foi o suficiente para sanar a situação, mas espera uma nova verba, que deve cair hoje (29), nas contas do Município, para resolver o problema dos servidores em Janeiro.
O Prefeito Antônio França disse que não está satisfeito, assim, como ninguém está, em saber que alguns servidores do Município de Pedreiras vão passar o fim de ano sem seus salários, mas está fazendo o impossível para regularizar a situação, e, a partir de 2018, pretende, dentro do possível, pagar todos em dias, inclusive, o vencimento dentro do próprio mês.

“FUNDEB, todo mundo sabe, qualquer jornalista sabe, qualquer sindicalista sabe; qualquer professor sabe, que é um convênio do governo federal. Então, o dinheiro que caiu, que inclusive foi publicado nos blogs, na imprensa, eu acho que está até um pouco desinformado, por que, o que caiu não é àquele valor, ai, a gente mostra que as pessoas que estão fazendo isso, não estão fazendo isso com boa fé, quer dizer, não foram atrás da fonte. E, a quantidade que caiu, não dá pra atender a folha. No caso especificamente do FUNDEB, a folha do pagamento do FUNDEB, o convênio, o bruto, aliás, é: 1 milhão e oitocentos mil, então, o que caiu, está mais ou menos a metade. Esperamos que caia amanhã (29), mais um repasse, que seja suficiente, que somando com o que caiu hoje (28), seja suficiente pra pagar esse pessoal na semana que vem.” Afirmou o secretário de finanças, Eliud Santos.
O prefeito de Pedreiras, Antônio França, reforçou as palavras do secretário de finanças, quando garantiu que em janeiro tudo será resolvido.

“Nós temos trabalhado com muita vontade, com muita responsabilidade para que esse tipo de incidente não aconteça, mas além de estarmos aguardando um repasse cair, fomos surpreendido por um comunicado da CEF, que sexta-feira (29) não irá funcionar a questão bancária. Então, tudo isso são fatores que somaram pra que não façamos o pagamento ainda esse ano. Lamentar, pedir desculpas, mas dizer que nós temos compromisso de está honrando todo o funcionalismo e os fornecedores. Então, quero dizer aos nossos funcionários, que aguardem. Realmente, não vai ser bom o final de ano, que você vai passar sem o recurso em mãos, pra tá até pagando conta, ou comprando alguma coisa pra o seu final de ano; mas, logo que entrar o ano novo estaremos regularizando isso. Graças a Deus, estamos muito tranquilos, e, queremos até o dia 10, está pagando, dezembro, também. É um compromisso da gente, e, é uma obrigação nossa.” Concluiu Antônio França.
Segundo um extrato repassado ao Blog, pelo secretário de finanças, Eliud Santos, o valor do repasse do FUNDEB, que caiu nesta quinta-feira (28), foi de R$ 977.193, 81 (novecentos e setenta e sete mil, cento e noventa e três reais, e oitenta e um centavos).
Só resta esperar janeiro chegar, e aguardar que os servidores da educação, incluindo os contratados, comissionados e seletivados recebam seu merecido pagamento.
Vamos torcer para que essa situação não volte ser tema de outras questões em meio aos servidores do Município de Pedreiras, e na imprensa, da forma que foi, negativamente.