
Após alguns dias realizando encontros com mulheres na zona rural de Pedreiras, através do “Ônibus Lilás”, gerenciado por um grupo de trabalho encabeçado pela Secretária de Estado da Mulher, que levou atendimento sobre a Lei Maria da Penha, Feminicídio e outras atividades, a coordenação encerrou as atividades no Município, realizando o Seminário sobre “Capacitação e Sensibilização das instituições que Integram a Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência”. O evento aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores, e contou com as presenças de várias instituições que debateram sobre a situação de segurança e assistência à mulher.

Major Ricardo, novo comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar de Pedreiras, ficou satisfeito com o encontro, Participou dos debates e se colocou à disposição de todos no que for preciso. Se comprometeu em apresentar um protocolo para atendimento das mulheres, que será entregue a Secretaria de Municipal de Políticas para Mulheres.

A diretora administrativa do Hospital Geral de Pedreiras, Elaine Bonfim, disse que solicitou uma capacitação para o acolhimento e manejo das mulheres vítimas de violência que dão entrada no hospital. Um dos objetivos da diretora é capacitar os profissionais que trabalham no hospital para saber lidar com situações enfrentadas pelas mulheres vítimas de violência.
Rosana Ribeiro, assessora da secretaria de estado da mulher e palestrante, avaliou de forma positiva a atividade em Pedreiras.

“Pra finalizar nossa ação, esse seminário é importante, justamente para dar mais informações e esclarecimentos para as mulheres, sobre a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Juntamente com a Rede, fortalecer, mais ainda, o combate contra a violência contra a mulher. A violência doméstica vem crescendo a cada dia, e nós precisamos combater esse tipo de violência, e, as mulheres não procuram os seus direitos por não conhecerem, então, elas estão padecendo. Seria importante se tivesse mais mulheres participando do Seminário”, disse a palestrante.

Ao final, a Secretária da Mulher, Jane Glêb, agradeceu a todos e colocou a secretaria à disposição dos participantes para continuar ajudando no combate a violência contra a mulher.
