Com ausência de duas parlamentares (Katyane Leite e Anarjara Quineiro), com suas respectivas justificativas, a sessão ordinária desta terça-feira (12) foi bastante diversificada; apresentação de Projeto de Decreto Legislativo, que instituiu título de cidadão pedreirense, parecer conjunto das Comissões de Finanças Orçamento e Tributação e Legislativa, Justiça e Redação Final, sobre o Parecer Conjunto referente ao Projeto de Lei do Poder Executivo que cria o Programa de Educação Integral no município de Pedreiras e dá outras providências, que foi aprovado pelos parlamentares em plenário.
Diversas Indicações também foram apresentadas, assim também como duas Moções de Pesar.
Clique no link e veja a Ordem do Dia
A Tribuna no Grande Expediente foi usada pela vereadora Valdete Cruz, que falou em nome de toda classe feminina, contra dois assassinatos de duas mulheres em menos de uma semana, em Pedreiras. E, destacou ainda a visita a Pedreiras do governador Carlos Brandão, vice-governador, Felipe Camarão, e sua comitiva.
Outro parlamentar a usar o grande expediente, foi o vereador Neguim Silva. Ele ressaltou a solicitação da recuperação da quadra poliesportiva no bairro Maria Rita, assim, também, como serviço de capina em todas as ruas dos bairros Nova Pedreiras e Novo Seringal. Se solidarizou ainda com a fala da vereadora Valdete Cruz, quanto à violência contra as mulheres. Pediu atenção das autoridades para com a Polícia Civil, que segundo o vereador, passa por momento muito difícil, se tratando de falta de apoio para continuar o trabalho em prol da segurança da população.
A vereadora Marly Tavares repudiou a violência contra a mulher em Pedreiras, e pediu um momento de silêncio em plenário, quando todos ficaram de pé. Destacou as campanhas que são feitas em prol da proteção das mulheres. A parlamentar agradeceu pela apresentação de um projeto de utilidade pública, dos profissionais da beleza, que foi encaminhado às comissões.
Iaciaria Rios também apresentou seu repúdio por mais um crime contra a mulher, se referindo ao assassinato da jovem Estefany Soares. Elogiou o trabalho da prefeita Vanessa Maia, pela implantação da Escola em Tempo Integral, que vai receber 120 alunos, onde terão três refeições, sendo dois lanches e um almoço. Lembrou ainda que completou um ano sem aulas no EducaMais Olindina, solicitando urgência na reforma do prédio, ao governador do Estado.
O vereador Aristóteles Sampaio falou das matérias, solicitando camada asfáltica em diversas ruas de Pedreiras. Voltou a cobrar recuperação em algumas estradas vicinais, citando, por exemplo, o acesso ao povoado Barreiros. Disse que vem sofrendo crítica, mas o vereador não pode fazer e sim, apenas cobrar do poder executivo.
Da própria Mesa Diretora, o vereador Gard Furtado voltou a destacar a situação da iluminação pública, disse que hoje (12) o material para sanar a situação já chegou. Adiantou que alguns povoados já foram beneficiados com a regularização da iluminação pública. Agradeceu a prefeita Vanessa Maia por atender a solicitação. Não se furtou de comentar sobre a violência contra a mulher. Comentou sobre o pequeno contingente policial, como vereador a cobrança ao Estado é difícil, por isso, a necessidade de um deputado estadual da própria cidade para representar a população. Quanto a vinda do governador, disse que não pôde comparecer, por ter recebido o convite apenas na quinta-feira, já teria marcado um compromisso com o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Disse aos colegas que iria cobrar do governador Carlos Brandão, o funcionamento de fato e de direito, do Hospital Regional para a população do Médio Mearim, onde disse que trata-se de um “elefante branco”, que qualquer atendimento após uma regulação no hospital do município, o paciente é encaminhado para Presidente Dutra, Caxias ou outra cidade, assim, também, como cobraria a vinda do Hospital Materno Infantil.
A sessão foi encerrada com as explicações pessoais.