Por Que Os Bancos e Parte do Comércio Estão Fechados em Pedreiras?

P_20160728_090431
Avenida Rio Branco – Centro comercial de Pedreiras – MA (Foto: Sandro Vagner)

Pouca  gente sabe o significado do feriado de hoje, que culminou no fechamento das agências bancárias e boa parte do comércio em Pedreiras.

Quem foi logo cedo enfrentar filas em frente aos bancos, soube da notícia de alguma forma; aviso estampado na entrada ou através de informações de amigos que também não sabiam o motivo dos bancos não funcionarem no dia de hoje.

P_20160728_090300
Agências bancárias de Pedreiras – MA (Foto: Sandro Vagner)

Bancos
Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), não haverá atendimento nas agências bancárias na quinta-feira devido ao feriado estadual. Usuários podem usar canais alternativos de atendimento bancário, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone para fazer transações financeiras.

Carnês e contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) vencidos no dia 28 podem ser pagos sem acréscimo no dia 29. (amanhã)

Servidores públicos
Nas repartições públicas do Estado, o feriado foi postergado para a sexta-feira (29), quando não haverá expediente. A medida será obedecida por todos os órgãos do Estado, com exceção daqueles que prestam serviços considerados de natureza essencial.

A transferência do feriado foi regulamentada pelo governo do Estado, por meio do Decreto Estadual nº 31.473, de 18 de janeiro de 2016, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos de 2016.

Os órgãos do Estado voltarão a funcionar normalmente na segunda-feira (1º).

Vamos às explicações:

No dia 7 de setembro de 1822, o imperador Dom Pedro I, com o conhecido “Grito do Ipiranga”, proclamou definitivamente a Independência do Brasil.Curioso é o fato do Maranhão só ter aderido à Independência praticamente um ano depois, ou seja: em 28 de julho de 1823, mesmo assim com a resistências dos comerciantes portuguesas os quais mantinham grandes ligações com a coroa da Metrópole.

Mas as tropas de Portugal depois de cercadas por terra e mar, acabaram por se render, e o Maranhão, a partir de 28 de julho de 1823, deixou de ser estado colonial de Portugal, tornando-se província do Império do Brasil.

Em 2 de outubro de 1964, o então governador do Maranhão, Newton de Barros Bello,declara feriado estadual o dia 28 de julho,sancionando a Lei de número 2457,publicada no Diário Oficial de 7 de outubro de 1964. (Fonte: jusbrasil)

Essa adesão já completa 193 anos, mas o feriado começou a valer apenas do ano passado pra cá.

Deixe uma resposta