A Semana Nacional de Trânsito 2024, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), foi encerrada na tarde desta quarta-feira (25), na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea, em São Luís. Na campanha, o Detran alertou que 70% dos acidentes de trânsito no Maranhão envolvem motociclistas.
No encerramento da Semana Nacional de Trânsito 2024, foi organizada uma blitz educativa para incentivar comportamentos mais seguros no trânsito. As equipes do Detran abordaram temas como a proibição do uso de celular ao volante e a combinação perigosa de álcool e direção. Além disso, foram entregues materiais educativos, com atenção especial aos motociclistas.
“Temos dados que mostram que, este ano, a maior porcentagem de acidentes de trânsito envolvem motociclistas. Esse é um dado muito expressivo e é exatamente por isso que procuramos realizar um trabalho diferenciado com os motociclistas. Nossas ações educativas estão sendo cuidadosas para conscientizar os motoristas. Uma dessas ações foi um programa realizado há dois anos em que trabalhamos a capacitação de motociclistas, mototaxistas e motofretistas. Também realizamos muitos cursos no interior do estado sobre pilotagem defensiva, onde nosso principal alvo eram os motociclistas, exatamente por conta desse índice tão alto”, declarou a coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran, Rositânia Farias, em entrevista ao g1 MA.
Em todo o Maranhão, as ações educativas foram intensificadas pelo Detran em alusão à Semana Nacional de Trânsito, com diversas atividades focadas na conscientização e promoção de uma conduta responsável nas vias, visando à redução de acidentes de trânsito e à segurança de todos.
fonte: imirante.com