São Mateus do Maranhão: Vereadores aprovam requerimento e solicitam cópias das folhas de pagamento do FUNDEB

Servidores durante a sessão na Câmara/Foto: WhatsApp

O dia de ontem (8) foi daqueles nos bastidores da politica de São Mateus do Maranhão, que é administrado pelo Prefeito Miltinho Aragão (PSB). Através de um requerimento de autoria do Vereador Celgiano Ferreira do Nascimento (PSDC), o parlamento pediu que o administrador encaminhasse à Câmara, cópia das folhas de pagamento do FUNDEB 40% e 60%, de janeiro a agosto deste ano, em caráter de urgência. O objetivo do vereador é tomar ciência da aplicação do dinheiro destinado  à educação do Município, através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, onde os educadores estão sem receber seus vencimentos.

A atitude do vereador foi fortalecida pela atuação do sindicado da categoria e da pressão dos educadores. O requerimento do vereador Celgiano foi aprovado por unanimidade, segundo informações, inclusive pela base de sustentação ao Prefeito Miltinho Aragão.

Em conversa com o vereador Cahyo Fabrício Alves da Silva (PROS), o Blog obteve as seguintes informações, após a aprovação do requerimento na sessão extraordinária realizada ontem (8).

Cahyo Fabrício Alves da Silva (PROS) – Vereador

Os Municípios repassaram os dados escolares relativos ao FUNDEB, e receberam através destes. Só, que São Mateus do Maranhão, recebeu a complementação que, segundo a União, alegou que não teria direito e cobrou os valores ao Município, que foi de aproximadamente um milhão de reais. O Prefeito já sabia da situação desde o início do ano, e não fez o planejamento do resgate da União, e encheu a folha com comissionados e contratos. Portanto, o dinheiro dos professores ficou comprometido por causa disso. Nem contratados e nem efetivos estão recebendo seus salários”, disse o vereador Cahyo Fabrício.

Segundo o vereador, após essa pressão, o Prefeito Miltinho Aragão, decidiu o seguinte: Irá pagar 50% do salário no próximo dia 10 (quinta-feira), e os outros 50% em janeiro do próximo ano, vale ressaltar que esse provável acerto só é válido para os efetivos, os contratados ficaram de fora dessa solução apresentada pelo administrador, além de decidir a suspensão das aulas temporariamente.

Essa justificativa do Prefeito será enviada hoje (9), formalmente, ao sindicato dos servidores do Município de São Mateus do Maranhão. Resta saber se a categoria irá aceitar essa proposta do gestor.

Miltinho Aragão – Prefeito de São Mateus do MA, animador do encontro com o deputado federal Weverton Rocha, em Pedreiras/Foto: Sandro Vagner

O prefeito Miltinho Aragão esteve em Pedreiras, sábado (5), dia do encontro com o deputado federal Weverton Rocha (PDT), onde se mostrou um bom animador de auditório, reconhecimento esse, que deveria ter como um bom prefeito de um Município, se fizesse um esforço e pagasse os servidores em dia, com certeza ganharia mais um grande título.

O Blog está à disposição do Prefeito Miltinho, para seus esclarecimentos sobre essa questão levantada pelos vereadores de São Mateus do Maranhão.

Deixe uma resposta