
A Comissão da Mulher e da Advogada, que faz parte da subseção da OAB-Pedreiras, formada pelas advogadas: Elisamar, Arlete, Idamares, Lauelly e Lallesk, participou hoje (16), da sessão ordinária na Câmara de Veredadores, destacando a importância do Agosto Lilás, debatendo e informando a questão do feminicídio, Lei Maria da Penha e outros assuntos relevantes ao combate à violência contra a Mulher.

Cada integrante da comissão levou ao conhecimentos dos parlamentares a importância do cumprimento da Lei Maria da Penha. Ressaltando a diferença do crime de feminicídio e femicídio. E questioamentos importantes, por exemplo, sobre a aplicação da Lei Maria da Penha, em relações homoafetivas e mulheres transexuais, e o Machismo Estrutural.
A presença da comissão atendeu ao pedido da vereadora Emileny Oliveira (PDT). Segundo a parlamentar, a ação é uma alusão ao Agosto Lilás, lembrando que esse foi o segundo evento, o primeiro teria acontecido quando a mesma ainda era a procuradora da Mulher na Câmara de Vereadores de Trizidela do Vale.

Quem também participou da sessão, foi a secretária da Mulher de Trizidela do Vale, Dina Selma, que aproveitou o momento e levou ao conhecimento de todos as atividades já realizadas pela pasta, lembrando o calendário com ações neste mês, que terá sequência nesta quinta-feira (17), no plenário da câmara, voltado especialmente aos homens que fazem parte da pasta do município trizidelense, iniciando às 8h. À tarde, segundo Dina, será iniciada a campanha itinerante da secretaria da Mulher, nos bairros, onde o primeiro a receber a visita da comitiva, será a Baixada, na Igreja São Joaquim.

Procuradora da Mulher na Câmara, a vereadora Márcia Maia (PDT) elogiou a participação da comissão de advogadas, e a presença sempre especial da secretária da Mulher, Dina Selma. Só lamentou que o plenário estava vazio, com a falta principalmente dos homens que perderam uma explanação importante a respeito do combate à violência contra as mulheres.
O presidente da Câmara, vereador Corró (PDT), parabenizou as envolvidas na ação em prol do combate à violência contra a mulher, ressaltando o papel da vereadora Márcia Maia, como procuradora da mulher, a presença da secretária da Mulher, Dina Selma, e da vereadora Emileny Oliveira (PDT), que fez o convite para que a Comissão da Mulher e da Advogada estivesse realizando um importante debate sobre o tema que ainda requer muita atenção, principalmente dos homens.
Matérias
A vereadora Márcia Maia, presidente da comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, levou ao conhecimento dos parlamentares a aprovação do parecer dos Projetos de Lei de autoria do poder executivo: Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Abertura de Crédito Especial do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. Ambos aprovados pelos vereadores.
Verbalmente, a vereadora Emileny Oliveira solicitou ao poder executivo, através de uma indicação, a criação da secretaria da Pessoa com Deficiência, que será discutida, apreciada e votada na próxima sessão.

Ao final da sessão, todos os vereadores (Pais) foram contemplados com uma lembrança, pela passagem do dia dos Pais.