Divulgado o resultado da campanha do Glaucoma em Pedreiras

Foto: URS/Pedreiras

Sábado dia (21) foi realizada a Campanha do Glaucoma com atendimento a toda população pedreirense fazendo parte do grupo de risco pessoas acima de 40 anos de idade, portadores de alta miopia, diabéticos, hipertensos e pacientes que já tenham casos semelhantes na família.

O Glaucoma é caracterizado pelo aumento dá pressão intraocular, isso pode acontecer de maneira lenta ou súbita. Na maioria dos casos não há sintomas específicos, mas a pessoa pode notar sensação de irritação ocular, dor nos olhos e na região ao redor dos olhos, vermelhidão e dificuldade na visão noturna.

Enfermeira Edinete Carvalho durante entrevista concedida ao Tribuna Notícias

A Enfermeira Edinete Carvalho Coordenadora da Estratégia de Saúde dá Família, disse que foram atendidas 164 pessoas, quase 100% a mais do que na Campanha anterior, 84 pessoas. Diagnosticados com Glaucoma 88 pessoas e 17 com indicação de catarata.

A única maneira de prevenção é realizar o exame oftalmológico anualmente, com a medida dá pressão ocular, quem é diagnosticado com Glaucoma passa a fazer o tratamento na maioria das vezes a base de colírio e para o resto da vida. Por isso a adesão e a disciplina do cliente são fundamentais para evitar que a enfermidade progrida e possa chegar ao ponto de causar cegueira irreversível.

Fonte: Unidade Regional de Saúde de Pedreiras

Deixe uma resposta