Seria uma simples biblioteca se não fosse o moderno se misturar ao antigo, que vai desde a galeria de antepassados, utensílios e móveis, que lembram os bons tempos. Parece um museu dentro de uma biblioteca, e foi exatamente com esse sentimento que os idealizadores pensaram, deixar a memória dos visitantes fluir.
Na própria Biblioteca Professora Edna Maria Teixeira “Dadá”, uma justa homenagem, que foi acompanhada por todos os familiares e amigos, mostra desde o fundamento do Município, seus responsáveis, os moradores mais antigos, a criação da bandeira, do brasão e até do hino, tem ainda um espaço aconchegante para leitura das crianças e muito conforto para que vai fazer suas pesquisas.
Na noite de ontem (11), além da inauguração, o momento foi marcado por diversos lançamentos de livros de poetas e poetisas, de Pedreiras e de Bernardo do Mearim, que presentearam o espaço com seus exemplares.
De Pedreiras, os poetas Joaquim Filho, que fez o lançamento do livro “Centenário de Pedreiras e suas Personalidades; Marcus Krause, autor do livro “A Vida sob Meu Olha; e Samuel Barreto, que foi representado pela esposa Valéria Leite, que fez o lançamento mais recente do poeta que nos deixou, intitulado “Furo no Engano”, terão suas obras à disposição do público, que contemplou os lançamentos no local e se colocaram à disposição do Município.
Dr Lacerda, advogado que acompanhou todo o processo de municipalização de Bernardo do Mearim, esteve presente, e em poucas palavras agradeceu a todos, em especial, a prefeita Eudina Costa. Disse que foi pensando no futuro que contribuiu como advogado para o grande momento.
Ilustres bernadenses também fizeram lançamentos dos seus livros, dentre eles, o Pastor Ezequias, que mesmo distante, foi representado por familiares, que mostraram o livro “Uma História Para Contar”. A Biblioteca foi contemplada com Bíblia e outras literaturas.
Durante a inauguração teve louvor com a jovem Denise, que encantou a todos com sua bela voz, e outras atrações, como a banda Musicart, sob o comando do professor de música e maestro Francinaldo Rodrigues.
Ao final da solenidade, a prefeita Eudina Costa agradeceu a todos.
“Estamos inaugurando uma das obras mais importantes. Ela vai contar toda história de vida do nosso povo. Desde a criação do nosso Município, do plesbicito até os dias de hoje. Quero agradecer aos familiares da homenageada, professora Dadá”, aos escritores, e dizer que é uma honra contribuir com a divulgação do trabalho de vocês.”
Vale a pena você visitar a Biblioteca professora Edna Maria Teixeira “Dadá” em Bernardo do Mearim.