
O mistério acabou. Na tarde desta segunda-feira, o técnico Tite divulgou a lista dos 23 jogadores convocados para a Copa do Mundo da Rússia. E não é possivel dizer que há surpresas entre os escolhidos para tentar o hexacampeonato. Sem Daniel Alves, o treinador optou por levar Danilo (Manchester City) e Fágner (Corinthians). Outro corinthiano, Cássio, ficou com a última vaga para goleiros. Na zaga, Pedro Geromel foi recompensado pelo bom momento no Grêmio. Já Taison foi escolhido para o ataque. Confira a lista completa abaixo.
A opção pelo ponta do Shakhtar Donetsk deixará Tite sem um jogador especialista em bola aérea para o comando do ataque. Willian José, convocado para os amistosos de março, foi preterido desta vez. Mas o problema não tira o sono do técnico, que prefere valorizar os nomes à disposição:
— Não podemos ficar lamentando a ausência de um jogador. Teremos jogadores bons na bola aérea. Roberto Firmino é um excelente cabeceador, e o Gabriel também cabeceia bem. Não teremos esse jogador mais encorpado, mas teremos boas opções ali na frente.
A um mês do Mundial, o técnico afirma não saber quem escolherá para a lateral direita. A titularidade da posição, que seria de Daniel Alves, ficou indefinida desde a lesão do jogador do PSG:
— Está em aberto. O Danilo sai na frente, por estar melhor fisicamente, vem numa sequência boa de jogos. Fagner está se recuperando. Danilo sai na frente, mas isso não está decidido.
Para montar o time ideal para a Rússia-2018, a comissão técnica da seleção viajou muito nos últimos dois anos. Desde o início da era Tite, em junho de 2016, o técnico e sua equipe assistiram — in loco — a 251 partidas. No ano retrasado, foram 72 partidas in loco (17 no exterior e 55 no Brasil). Em 2017, foram 138 (73 no exterior e 65 no Brasil). Em 2018, mesmo com apenas dois jogos disputados, foram 41 observados (22 fora e 19 no Brasil).
OS 23 CONVOCADOS:
Goleiros: Alisson (Roma), Cássio (Corinthians) e Ederson (Manchester City).
Zagueiros: Marquinhos (PSG), Miranda (Inter de Milão), Pedro Geromel (Grêmio) e Thiago Silva (PSG).
Laterais: Danilo (Manchester City), Fagner (Corinthians), Filipe Luis (Atlético de Madrid) e Marcelo (Real Madrid).
Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Fred (Shakhtar Donetsk), Paulinho (Barcelona), Philippe Coutinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan) e Willian (Chelsea).
Atacantes: Douglas Costa (Juventus), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG), Roberto Firmino (Liverpool) e Taison (Shakhtar Donetsk).
CALENDÁRIO DA SELEÇÃO BRASILEIRA:
21 de maio – Início da apresentação dos jogadores na Granja Comary, em Teresópolis-RJ
27 de maio – Viagem para período de treinos em Londres, na Inglaterra
3 de junho – Amistoso: Croácia x Brasil, em Liverpool, na Inglaterra
10 de junho – Amistoso: Áustria x Brasil, em Viena, na Áustria
11 de junho – Início da preparação para a Copa em Sochi, na Rússia
17 de junho – Estreia da seleção na Copa: Brasil x Suíça, em Rostov-on-Don
22 de junho – Segundo jogo da fase de grupos: Brasil x Costa Rica, em São Petersburgo
27 de junho – Terceiro jogo da fase de grupos: Sérvia x Brasil, em Moscou
Fonte: ogblobo.com.br