Brasília: Ministério da Saúde inclui todas as grávidas em grupo prioritário da vacinação contra Covid

Estudo preliminar aponta segurança na vacinação contra Covid-19 de grávidas Foto: Pixabay

Todas as  gestantes foram incluídas no grupo prioritário de vacinação e vão receber os imunizantes da CoronaVac, AstraZeneca e também da Pfizer — que começará a ser distribuído no início de maio. Inicialmente, serão vacinadas as grávidas e as mulheres com até 45 dias de pós-parto (puérperas) com comorbidades. A previsão é que a imunização deste grupo comece até o final do mês que vem.

Em audiência na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Franciele Francinato, explicou que apenas a vacina da Pfizer não atenderia a todas as gestantes do país. Segundo a coordenadora, as três vacinas “não contêm agentes vivos que podem se replicar no organismo”, por isso são indicadas.

CONTINUA DEPOIS DOS COMERCIAIS

— A gente vai alterar um pouco a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde). Hoje, a OMS indica a vacinação de acordo com o risco-benefício, mas o risco de não vacinar gestante, com o momento epidêmico que nós vivenciamos, já se justifica na introdução deste grupo para que ele seja vacinado — explicou Franciele.

Para a vacinação no primeiro grupo, a gestante precisará apresentar exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica que comprove a comorbidade.

Em uma segunda fase, serão vacinadas as mulheres grávidas independente de haver uma condição de doença pré-existente.

De acordo com a nota técnica do ministério, a vacinação poderá ocorrer independentemente da idade gestacional e o teste de gravidez. No caso da puérpera, ao ser vacinada,  ela deve  ser orientada a não interromper o aleitamento materno.

A pasta orienta também a respeitar o intervalo de no mínimo 14 dias entre a aplicação da vacina da gripe e outras indicadas a gestantes e a administração da vacina da Covid-19.

Em 15 de março, o governo já tinha incluído as gestantes com comorbidades nas prioridades. Na semana passada, entidades médicas emitiram um comunicado conjunto anunciando apoio à decisão do Ministério da Saúde de recomendar a vacinação contra Covid-19 para gestante.

CONTINUA DEPOIS DOS COMERCIAIS

Critérios

Confira  os critérios  para vacinação de pessoas com comorbidades, com deficiência e gestantes e puérperas:

Fase 1:  De acordo com o número de doses disponibilizadas

– Pessoas com síndrome de down, independentemente da idade;

– Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade;

– Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade;

– Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;

– Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.

Fase 2: Critério de priorização por idade – pessoas de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos

– Pessoas com comorbidades de demais faixas etárias,;

– Pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC;

– Gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes.

fonte: oglobo.globo.com

Deixe uma resposta