Presidente Dutra: Casal é preso após assaltar várias senhoras no centro da cidade

Reprodução

Um homem e uma mulher que estavam realizando várias assaltos à mão armada no centro de Presidente Dutra, foram presos em flagrante pela Polícia Militar, após cometerem mais um crime.

As vítimas, mulheres, foram humilhadas e algumas jogadas ao chão no momento que o homem apontava um revólver, e a sua parceira tomava à força a bolsa da vítima.

Segundo informações do nosso correspondente em Presidente Dutra, Antônio Filho, durante o ato de crueldade foram disparados alguns tiros em plena via pública.

Em contato com o delegado de Presidente Dutra, César Ferro, o mesmo está dando andamento ao processo e depois deverá enviar mais informações sobre o casal.

Trizidela do Vale: Escola Irmã Anna Maria Prosérpio realiza desfile com alunos

Foto: Sandro Vagner

Na véspera do dia da Independência do Brasil, 07 de setembro, a Escola Irmã Anna Maria Prosérpio promoveu um desfile na manhã dessa quarta-feira (06), que contou com a participação especial dos atiradores e da banda marcial do TG 08 008 de Pedreiras.

Foto: Sandro Vagner

Devido o calor, o percurso foi pequeno, onde os educadores e pais puderam acompanhar os alunos que demonstraram grande satisfação durante o desfile cívico, que lembra a data da Independência do Brasil.

Foto: Sandro Vagner

“Família e Escola Resgatando Valores”, esse foi o tema do desfile qua chamou à atenção durante o trajeto. O evento foi avaliado pela direção da escola como um momento inesquecível, onde o importante foi a participação de todos os envolvidos nesse grande evento educacional.

Fotos: Sandro Vagner
Fotos: Sandro Vagner

Maranhão: PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro em Codó

Operação em Caxias/MA cumpriu mandado de busca e apreensão e prisão em flagrante

Foto: Rede social

A Polícia Federal em Caxias deflagrou nesta quarta (06/09) a Operação PEDRA DE ESCARAVELHO, com o objetivo de combater crime de lavagem de dinheiro.

A operação é uma decorrência da Operação Quilópodes, deflagrada no ano de 2015, em razão de fraudes previdenciárias.

Como parte da operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na cidade de Codó/MA.

Durante os cumprimentos, uma pessoa foi presa em flagrante pelo crime de receptação qualificada em razão de ter comprado arma de fogo que sabia ser produto de crime.

O nome da operação, Pedra de Escaravelho, faz referência a um tipo de pedra plana que era utilizada na lavagem manual de roupas, batendo-as sobre as pedras.

As investigações prosseguem para confirmar o patrimônio (bens e valores) provenientes de crimes antecedentes que eram ocultados.

fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Federal do Maranhão

Trizidela do Vale: Prefeitura amplia Posto de Saúde do Povoado Gavião 

Foto: ASCOM

“Mais conforto, mais espaço, tem banco pra gente sentar”, afirma paciente e moradora da comunidade.

 

O Posto de Saúde do Gavião, em Trizidela do Vale, foi ampliado com o objetivo de dar mais comodidade aos pacientes enquanto aguardam atendimento. A Prefeitura entregou a unidade reformada, com um salão amplo e novos assentos, garantindo um ambiente adequado àqueles que precisam de cuidados médicos.

É uma grande alegria para nós estar com este posto reformado porque antes o atendimento era um pouco complicado. A gente não tinha estrutura suficiente para estar dando suporte para nossa comunidade. A maioria ficava no sol esperando para ser atendido. A gente ampliou, onde nossos pacientes vão poder ficar sentados dentro da unidade esperando a sua sala de acolhimento para ser atendido”, ressalta a enfermeira Vanda Paula.

A reforma do Posto de Saúde do Gavião é motivo de alegria da comunidade hospitalar e dos pacientes. “A gente só tem a agradecer ao nosso prefeito, à nossa secretária de Saúde e à nossa coordenadora da Atenção Básica”, destaca a enfermeira.

Está sendo bom, mudou bastante. A assistência sempre foi boa. Mais conforto, mais espaço, tem banco pra gente sentar. O prefeito faz muita coisa que agrada a gente”, pontua Maria de Brito. “Uma coisa que a gente precisava, antes era pequeno, mas hoje tá grande. Satisfeito de ver essa obra feita pelo nosso prefeito Deibson Balé” completa o morador José Lopes.

Além do atendimento no Posto de Saúde, os moradores do Gavião contam com a equipe de profissionais da Saúde da Família, uma extensão do atendimento que leva a saúde de casa em casa. “A gente faz o atendimento ambulatorial, aqui dentro, mas também a gente faz o atendimento domiciliar, casa a casa, fazendo a busca aqueles pacientes que não gostam de vir até o posto. Então a gente leva a saúde até eles”, explica a enfermeira Vanda Paula.

fonte: Assessoria de comunicação da prefeitura de Trizidela do Vale

Trizidela do Vale: Fogo destrói depósito de fábrica de sabão. (vídeo)

Foto: Corpo de Bombeiros

Na manhã deste sábado (02), por volta das 6h, foi registrado um grande incêndio numa fábrica de sabão no município de Trizidela do Vale, do empresário Francisquinho Chicote. O fogo destuiu um galpão onde ficavam produtos químicos.

Nesse domingo (03), o aspirante Erickson, da 13ª CIA Independente do Corpo de Bombeiro de Trizidela do Vale, disse à nossa produção como foi o trabalho das equipes que evitaram que o fogo chegasse a outros galpões da fábrica.

Veja o vídeo

Maranhão: Prefeita de Vitorino Freire investigada por desvio de verbas é afastada do cargo

A irmã do Ministro de Comunicação foi afastada do cargo como prefeita. (Foto: Reprodução/Instagram)

A prefeita do município maranhense Vitorino Freire, Luanna Rezende, foi afastada do cargo por decisão judicial do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Ela foi alvo, nesta sexta-feira (1º), de uma operação da Polícia Federal contra supostos desvios de recursos públicos envolvendo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Luanna Rezende é irmã do ministro Juscelino Filho (União), que também é investigado no caso, mas não foi alvo de mandados nesta sexta.

Deflagrada hoje, a Operação Benesse tem como finalidade desarticular organização criminosa estruturada para promover fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, envolvendo verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nas cidades de São Luís, Vitorino Freire e Bacabal. Além de medidas cautelares, afastamento da função pública, suspensão de licitações e vedação da celebração de contratos com órgãos públicos, bem como ordens de indisponibilidade de bens.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude a licitação, lavagem de capitais, organização criminosa, peculato, corrupção ativa e corrupção passiva.

A investigação, iniciada em 2021, teve a sua primeira fase ostensiva deflagrada no dia 20 de julho de 2022 (Operação Odoacro), e a segunda em 5 de outubro de 2022 (Operação Odoacro II). A presente fase alcança o núcleo público da organização criminosa, após se rastrear a indicação e o desvio de emendas parlamentares destinadas à pavimentação asfáltica de um município maranhense.

fonte: oimparcial.com.br

* Com informações da Polícia Federal

Trizidela do Vale: Em sua 2ª edição, Trizidela Ride atrai ciclistas de várias regiões do Maranhão 

Foto: Ascom

Promovido pelo Departamento de Esportes Radicais, com apoio da Prefeitura de Trizidela do Vale, a competição ocorreu no fim de semana.

Ciclistas de várias regiões do Maranhão competiram na 2ª edição do Trizidela Ride, que ocorreu na manhã desse domingo (27). Com oito categorias e dois percursos,“Elite” e “Turismo”, em vias com e sem asfalto, o evento atraiu mais de 150 participantes. Promovido pelo Departamento de Esportes Radicais, a corrida de ciclistas contou com o apoio da Prefeitura de Trizidela do Vale.

“Isso aqui pra mim é uma realização. Cada evento desse é um sonho na vida de cada ciclista que está aqui marcando presença. Ciclistas de vários locais do Maranhão e fora do Maranhão. Muitas cidades, muitas regiões marcando presença. Só quero parabenizar o nosso prefeito por ter dado o aval para a gente realizar esse evento”, destacou Cleiton, diretor de Esportes Radicais do município.

Campeão da primeira edição do Trizidela Ride, o ciclista de São Luís (MA), Rafael, agradeceu toda a organização por proporcionar uma competição de grande porte aos amantes das bikes. “É o segundo ano que eu participo, primeira vez fui campeão e no segundo ano eu vim defender o título. A gente vê que o esporte cresceu muito na cidade. O esporte ciclismo hoje está muito crescente no Maranhão. Então, a Prefeitura de Trizidela do Vale abraçando o ciclismo, a gente só tem a agradecer. Vamos brigar, tem muita gente forte mas, com fé em Deus, vai dar certo”, apontou.

A anfitriã, Trizidela, contou com vários representantes que comentam a emoção de pedalar e competir dentro de casa e recebem de coração aberto os visitantes. “A adrenalina é emocionante, o percurso é muito top, os adversários também são fortes, mas a gente vai dar o melhor. Só tenho a agradecer ao prefeito Deibson Balé por estar apoiando o esporte”, comenta o ciclista Vinicius.

“O coração fica acelerado, dá uma certa dúvida, a galera é bem treinada, tem só profissional na verdade. Queremos agradecer nosso amigo Cleiton que está sempre apoiando o esporte na nossa cidade. Graças a Deus, a Prefeitura está vendo e começando a investir. A gente tá sempre se esforçando em buscar o melhor e representar bem a cidade”, ressaltou o ciclista André, que também é de Trizidela do Vale.

Compartilhando do mesmo espírito competitivo, mas também amistoso, o atleta pedreirense pediu as bençãos do céu. “A expectativa é das melhores, eu me sinto orgulhoso em representar Trizidela. Não só Trizidela como Pedreiras. Quero agradecer a Deus por esta manhã aqui. Que Deus proteja todos os atletas, que não aconteça nenhum acidentes, que todos cruzem a linha de chegada sem problema algum, e que a organização seja feliz também”, disse Aragão Fontenele.

Fotos: Ascom

Veja a lista dos ciclistas vencedores do Trizidela Ride por categoria:

Turismo Masculino

1º Marcos Fernando – Codó

2º Jofferson Rally – Dom Pedro

3º Pedro Henrique – Pedreiras

4º Dilcellyo Silva – Capinzal do Norte

5º Ronaldo Soares – Presidente Dutra

Sub-20 – Masculino

1º Luís Fernando – Pedreiras

2º Mateus Santos – Pedreiras

3º Abhel Nikollas – Coroatá

4º Roberto Bruno – Presidente Dutra

5º Carlos Henrique – Trizidela do Vale

Master A – Masculino

1º Jailson Ribeiro – Chapadinha

2º Maciel da Silva – Codó

3º Thiago Moraes – Urbano Santos

4º Maxson Barbosa – Pedreiras

5º Fagner Batista – Trizidela do Vale

Master B – Masculino

1º Henrique Andrade – Bacabal

2º João Batista – São Luís

3º Antunes Reis – São Luís

4º Raimundo Nonato (Bondin) – Paço do Lumiar

5º Antonio Moreira (Macaxeira) – Pedreiras

Master C – Masculino

1º Aragão – Trizidela do Vale

2º Nildo Leal – Codó

3º Adail de Jesus – Timbiras

4º Luís Henrique – São Luís

5º José de Oliveira – Codó

Elite Masculino

1º Juanderson – São Luís

2º Vinicius Silva – Trizidela do Vale

3º André Lucas – Bacabal

4º André Canuto – Trizidela do Vale

5º Raylson da Silva – São Luís

Turismo Ferminino

1º Jayana Araújo – Trizidela do Vale

2º Letícia Silva – Codó

3º Eriana Lins – Trizidela do Vale

4º Bruna da Silva – Trizidela do Vale

5º Maria de Fátima – Pedreiras

Elite Feminino

1º Patrícia Santos – Trizidela do Vale

2º Gleyce Kelly – Bacabal

3º Iracilda Andrade – Trizidela do Vale

4º Cláudia Regina – São Luís

fonte: Ascom - Trizidela do Vale - MA

Trizidela do Vale: Vereadores aprovam Moção de Pesar aos familiares do apresentador Chico Corinto

Vereadora Edinalva, vereador Corró e vereador Hamilton do Gás/Foto: Sandro Vagner

Na manhã desta quarta-feira (23), durante a sessão ordinária na câmara de vereadores de Trizidela do Vale, os parlamantares aprovaram uma Moção de Pesar, de autoria dos vereadores; Francisco Martins “Corró”, Edinalva Pedro e Hamilton do Gás, que após aprovação será encaminhada aos familiares do apresentador e jornalista Chico Corinto, que morreu dia 22, em Pedreiras.

Fotos: Sandro Vagner

Como sempre, a cada sessão o plenário recebe alguns convidados, hoje, por exemplo, estiveram presentes três pastores e um morador do bairro Baixada (Rosivaldo Martins de Oliveira “Betão”) que foi reinvindicar mais atenção para os moradores do poeirão, segundo ele, que sofrem com a falta de água no local. Os religiosos (Pastor Marcos André – Presidente da Assembleia de Deus – CEMADEMA; Pr. Adilson Dutra – Presidente da Ameper e Pr. Jamil – da Igreja Batista Shalon), foram acompanhar a discussão e aprovação da Indicação da vereadora Emileny Oliveira, para que o evento “Marcha para Jesus”, seja incuindo no calendário festivo do Município, pelo gestor municipal. indicação aprovada por todos parlamentares.

Foto: Sandro Vagner

Uma Indicação da vereadora Emileny Oliveira, que pedia a criação de uma secretaria municipal para pessoas com deficiência, foi bastante discutido. Alguns parlamentares se envolveram na discussão, onde a vereadora Márcia Maia, disse que não teria a necessidade da gestão criar a secretaria, uma vez que a Assistência Social já disponibiliza desse atendimento. O vereador Irmão Sival, chegou a sugerir a autora da indicação, que a gestão poderia, a princípio, criar um departamento. Após minutos de discussão, o vereador Corró, disse que a indicação entraria em pauta na próxima sessão, deixando a vereadora irritada, ao ponto de dizer que na próxima quarta-feira, ela irá lotar a galeria de pessoas com deficiência, para que todos acompanhasse a aprovação ou não da Indicação. Corró, se sentiu satisfeito com a ideia da vereadora, onde disse que ali é a casa do povo, e bom seria se todas as quartas-feiras, a galeria estivesse lotada, pois foi o povo que elegeu os vereadores e vereadoras.

Nós estamos aqui é pra receber o povo mesmo. Pode lotar aqui! A gente quer mesmo é o povo, o vereador foi eleito pelo povo, então, não tem que ter medo do povo, não. É bom que o pessoal sai esclarecido ou não.” Finalizou o presidente da câmara, vereador Corró.

Lago da Pedra: Prefeita Maura Jorge se manifesta sobre afastamento do cargo

Reprodução

Após tomar conhecimento, através da imprensa, sobre seu afastamento da prefeitura, a prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, emitiu uma nota que diz ainda não ter recebido, assim como sua assessoria jurídica, qualquer decisão oficial sobre o que foi noticiado por alguns sites, principalmente de São Luís.

O portal sandrovagner.com.br teve acesso a uma comunicação do senhor juiz  Marcelo Santana Farias, que apenas informa ao gerente da Caixa Econômica Federal, de Pedreiras, que proíba a prefeita Maura Jorge Alves de Melo Ribeiro de realizar qualquer transação bancária.

Veja a Nota

 

Em contato com assessoria da gestora, recebemos uma nota de esclarecimento sobre o fato:

“Até o presente momento não fui notificada do que está sendo noticiada pela imprensa que me afastou. Assim que tomar conhecimento, meus advogados tomarão imediatamente todas as providências cabíveis para suspender tal decisão, restabelecendo a verdade dos fatos. Nunca tive nada a esconder em toda a minha vida pública, seja como deputada, prefeita e gestora.

Minhas gestões sempre estiveram entre as primeiras mais transparentes de todo o Maranhão.
Gostaria de tranquilizar toda a população de Lago da Pedra e reafirmar meu compromisso com todos e que venceremos mais essa perseguição política.

Isso só demonstra o desespero dos nossos adversários tentando impedir a melhor administração que nossa cidade já teve nos últimos tempos.

Sempre acreditando nos desígnios de Deus, venceremos mais essa.”
Maura Jorge

A prefeita usou as redes sociais e através de um vídeo, se manifestou, principalmente à população de Lago da Pedra.

Entramos em contato com a prefeita Maura Jorge, para outros esclarecimentos, mas ainda não tivemos resposta.

Trizidela do Vale: O “Agosto Lilás” foi destaque na Câmara de Vereadores

Foto: Sandro Vagenr

A Comissão da Mulher e da Advogada, que faz parte da subseção da OAB-Pedreiras, formada pelas advogadas: Elisamar, Arlete, Idamares, Lauelly e Lallesk, participou hoje (16), da sessão ordinária na Câmara de Veredadores, destacando a importância do Agosto Lilás, debatendo e informando a questão do feminicídio, Lei Maria da Penha e outros assuntos relevantes ao combate à violência contra a Mulher.

Fotos: Sandro Vagenr

Cada integrante da comissão levou ao conhecimentos dos parlamentares a importância do cumprimento da Lei Maria da Penha. Ressaltando a diferença do crime de feminicídio e femicídio. E questioamentos importantes, por exemplo, sobre a aplicação da Lei Maria da Penha, em relações homoafetivas e mulheres transexuais, e o Machismo Estrutural.

A presença da comissão atendeu ao pedido da vereadora Emileny Oliveira (PDT). Segundo a parlamentar, a ação é uma alusão ao Agosto Lilás, lembrando que esse foi o segundo evento, o primeiro teria acontecido quando a mesma ainda era a procuradora da Mulher na Câmara de Vereadores de Trizidela do Vale.

Fotos: Sandro Vagenr

Quem também participou da sessão, foi a secretária da Mulher de Trizidela do Vale, Dina Selma, que aproveitou o momento e levou ao conhecimento de todos as atividades já realizadas pela pasta, lembrando o calendário com ações neste mês, que terá sequência nesta quinta-feira (17), no plenário da câmara, voltado especialmente aos homens que fazem parte da pasta do município trizidelense, iniciando às 8h. À tarde, segundo Dina, será iniciada a campanha itinerante da secretaria da Mulher, nos bairros, onde o primeiro a receber a visita da comitiva, será a Baixada, na Igreja São Joaquim.

Fotos: Sandro Vagenr

Procuradora da Mulher na Câmara, a vereadora Márcia Maia (PDT) elogiou a participação da comissão de advogadas, e a presença sempre especial da secretária da Mulher, Dina Selma. Só lamentou que o plenário estava vazio, com a falta principalmente dos homens que perderam uma explanação importante a respeito do combate à violência contra as mulheres.

O presidente da Câmara, vereador Corró (PDT), parabenizou as envolvidas na ação em prol do combate à violência contra a mulher, ressaltando o papel da vereadora Márcia Maia, como procuradora da mulher, a presença da secretária da Mulher, Dina Selma, e da vereadora Emileny Oliveira (PDT), que fez o convite para que a Comissão da Mulher e da Advogada estivesse realizando um importante debate sobre o tema que ainda requer muita atenção, principalmente dos homens.

Matérias

A vereadora Márcia Maia, presidente da comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, levou ao conhecimento dos parlamentares a aprovação do parecer dos Projetos de Lei de autoria do poder executivo: Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Abertura de Crédito Especial do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher. Ambos aprovados pelos vereadores.

Verbalmente, a vereadora Emileny Oliveira solicitou ao poder executivo, através de uma indicação, a criação da secretaria da Pessoa com Deficiência, que será discutida, apreciada e votada na próxima sessão.

Fotos: Sandro Vagenr

Ao final da sessão, todos os vereadores (Pais) foram contemplados com uma lembrança, pela passagem do dia dos Pais.