Com o tema “Todos Juntos pela Primeira Infância”, está acontecendo em Lima Campos, a Semana do Bebê. Por ser Lei Municipal, o evento faz parte do conjunto de ações realizadas pela Comissão Intersetorial do Selo UNICEF.
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Lima Campos, a Semana do bebê engloba temas centrais e necessários para uma reflexão profunda em torno dos direitos da Primeira Infância.
Fotos: ASCOM – Lima Campos
A realização da Semana do Bebê tem o apoio e a participação da Comissão Intersetorial, juntamente com as secretarias de Saúde, Assistência e Cidadania e Educação, parceria com o CMDCA, Conselho Tutelar e NUCA, que, juntas desenvolvem uma série de atividades, incluindo palestras com rodas de diálogo, cerimônia do “Bebê Prefeito”, sempre envolvendo gestantes, mães, pais, profissionais da saúde e da assistência social.
Júnior Black era um renomado DJ de reggae no Maranhão – (foto: redes sociais/ Júnior Black)
Morreu, na manhã desta quarta-feira (16), o DJ e produtor musical de reggae José Ribamar Santos, conhecido no meio cultural como Júnior Black, “General do Reggae”.
A informação do falecimento do DJ se tornou pública através do também DJ e produtor cultural, Ademar Danilo, que postou em uma rede social:
“Com imenso pesar e o coração partido informo o falecimento do amigo @JuniorBlack777 [Júnior Black], o “General do Reggae”. É uma perda muito grande para todos nós que construímos o movimento reggae no Maranhão. Contribuiu grandemente na formação do Museu do Reggae, criou as radiolas Black Power, Irie FM e Rebel Lion, viajou muitas vezes à Jamaica. Siga em paz, irmão”.
Júnior Black enfrentava problemas de saúde há alguns anos, sendo submetido a tratamento específico. Hoje pela manhã, ele passou mal, teve convulsões e não resistiu.
Conhecido no cenário cultural com um dos pioneiros do estilo jamaicano no Maranhão, Júnior Black atuava no ramo desde 1977. Ele foi fundador das radiolas Black Power, Sonzão do Jr Black, Rebel Lion e Irie FM. Em 2003, criou o Bar Kingston 777.
Antônio Lopes e Angêla Lopes eram casados e moravam no bairro Canaã, em Santa Inês. Eles eram pais de Daiane Lopes. Os três iam de Chapadinha para Santa Inês quando ocorreu o acidente.
No mesmo veículo estava um homem, identificado como Júnior Gomes, que era natural de Chapadinha.
No mesmo carro estava uma mulher, que foi socorrida e levada consciente ao Hospital Municipal de Arari.
Divulgar o trabalho realizado pela secretaria da mulher em Trizidela do Vale, foi com esse objetivo que a secretária Dina Selma, e todos da pasta, promoveram um café da manhã, com profissionais de imprensa, secretários, convidados e o vice-prefeito, Dr. Gustavo Brandão, que na oportunidade representou o prefeito Dr. Deibson Balé. O evento matutino aconteceu na própria secretaria, que bem estruturada, acolhe as mulheres vítimas de violência.
Dina Selma fez uma demonstração das ações promovidas, ressaltando o apoio das autoridades, incluindo: Patrulha Maria da Penha, Ministério Público, Polícia Civil, Vara do Trabalho de Pedreiras, do prefeito, do vice, vereadores (as) e a imprensa, que segundo ela é uma ferramenta que ajuda na divulgação, levando a todos a importância dessa luta contra a violência contra as mulheres, que é uma luta de homens e mulheres.
Gustavo Brandão e Dina Selma/Foto: Sandro Vagner
O vice-prefeito de Trizidela do Vale, Dr. Gustavo Brandão, se colocou à disposição para contribuir sempre com a secretaria no que estiver ao alcance dele, lembrou ainda como tudo teria iniciado, chegando a citar apenas uma mesa e uma cadeira, e poder olhar hoje toda a estrutura da secretaria, lhe deixou muito satisfeito.
Lívio Maia/Foto: Sandro Vagner
Lívio Maia, secretário de Agricultura, Agropecuária e Pesca, lembrou sobre o mês Agosto Lilás, porque do momento, e como a cor, símbolo da luta, representa muito para quem está à frente de uma secretaria muito importante, se referindo à secretaria da Mulher.
Mayane – Influencer e Blogueira/Foto: Sandro Vagner
Em nome da imprensa em geral, a influencer digital e blogueira Mayane, reforçou o trabalho da mídia, e, como os demais colegas, se colocou à disposição sempre para continuar contribuindo com o trabalho de divulgação das ações da secretaria da Mulher de Trizidela do Vale. Disse ter ficado satisfeita com a informação da secretária Dina Selma, quando citou que muitas mulheres que chegam à casa, aprendem a sobreviver sem depender do marido agressor.
Hadla e Dina Selma/Foto: Sandro Vagner
Hadla Brandão, segunda dama do Município, elogiou o trabalho da secretária Dina Selma, e toda sua equipe, que através do acolhimento, a mulher possa se sentir segura quando começa a ser atendida pelos integrantes da secretaria da Mulher de Trizidela do Vale.
Dina e a advogada Ivone Silva/Foto: Sandro Vagner (quadros que serão colocados a leilão)
Sobre a programação do Agosto Lilás, a advogada Ivone Silva disse que será realizado um trabalho itinerante em alguns bairros de Trizidela do Vale, observando toda questão, além de vítima de violência, alguma assistência jurídica será desenvolvida.
Uma ótima informação que foi repassada pela secretária da Mulher Dina Selma, foi que há quase três anos não foi registrado mais nehuma caso de feminicídio no Município.
Em nome do Portal sandrovagner.com.br agradecemos o convite e nos colocamos sempre à disposição para que essa parceria continue.
Quatro vereadores de São Luís foram alvos da operação Véu de Maquiavel, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) do Ministério Público Estadual com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os agentes que foram às ruas cumprir 34 mandados de busca e apreensão estiveram nas residências e nos gabinetes de Francisco Chaguinhas (Podemos), Aldir Júnior (PL), Umbelino Júnior (PSDB) e Edson Gaguinho (União).
Carrinho do programa Mais Renda sendo guinchado (foto: reprodução/ redes sociais)
A primeira visita foi à Câmara Municipal, por volta das 5h da manhã. De lá, os agentes foram para as residências dos vereadores. Na casa do vereador Edson Gaguinho foram encontrados animais silvestres e uma arma de fogo, a qual o vereador não tem termo de posse. Ele foi detido por isso. No entanto, chamou mais atenção o fato de serem encontrados carrinhos do programa Mais Renda, do Governo do Estado, na residência do parlamentar. O motivo pelo qual os carrinhos estavam lá não foram revelados ainda.
O que dizem os investigados?
Até o momento, os vereadores Aldir Júnior, Francisco Chaguinhas e Edson Gaguinho não se pronunciaram sobre as investigações.
Em nota, “o vereador Umbelino Junior afirma que mantém um mandato democrático e transparente. O parlamentar ressalta que está à disposição da justiça para colaborar com todo processo e ajudar os órgãos nas investigações.”
Vereadores e vereadoras de Trizidela do Vale, participaram ontem (9), da sessão ordinária, onde receberam coordenadores do projeto “Criança Feliz” (adote uma criança), que foram acompanhar a votação do Requerimento de autotria da vereadora Edinalva Pedro, que foi aprovado por todos, onde solicita ao poder executivo a construção de uma sede, para que a associação possa ter seu espaço físico, uma vez que, segundo os coordenadores, Leôncio e Marinete, eles pagam aluguel com ajuda de terceiros, e tem outras despesas, apesar do pessoal (educadores e assistentes) realizarem trabalho voluntário.
Segundo informações do coordenador Leôncio Ibiapino, o prefeito Dr. Deibson Balé já se comprometeu em disponibilizar um professor do município, que vai ajudar na educação paralela das crianças e adolescente, que chega a mais de cem participantes do projeto.
Quanto as matérias apresentadas, destaques para dois projetos de Lei do Poder Executivo: Projeto do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoas Idosa – FMDPI e Abertura de Crédito Especial do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher – FMDM, ambos foram encaminhados às comissões, passarão por avaliações, na próxima segunda-feira (14), para melhor entendimento dos parlamentares.
Fotos: Sandro Vagner
PROPOSIÇÕES
Vereadora Emileny Oliveira: Treinamento de evacuação para o corpo docentes das escolas de Trizidela do Vale e reforma do cais da Rua do Tamarindo, na Praça da Paz.
Veredora Edinalva Pedro Lima: Camada asfáltica na Av. São Miguel, no Loteamento São José.
Vereador José Sival da Silva: Substituição da bueira por uma ponte de concreto e nivelamento da Rua Nossa Senhora de Fátima, nos bairros da Baixada e Loteamento Passos.
Vereador Hamilton Assis “Hamilton do Gás” – Aquisição de um veículo para o Conselho Tutelar; e a construção de uma Unidade Básica de Saúde no povoado Boca da Mata (com o Vereador Coró).
Vereadora Márcia Maia: Manutenção das academias e parquinhos ao ar livre, e aquisição de uma casa de acolhimento e apoio, para tratamento fora de domicílio, em São Luis.
Vereador Manoel Belmiro: Implantação de um Posto de Identificação (com o vereador Corró).
Vereador Corró (Presidente da Câmara): Aquisição de um terreno para construção de uma UBS e um campo de futebol society, no povoado Açude Velho, e manutenção da rede ou nova rede de distribuição de água no povoado Morro dos Caboclos.
Dina Selma – Secretária da Mulher de Trizidela do Vale
“Temos que agradecer ao gestor pela sensibilidade da criação da Secretaria, da Casa da Mulher Trizidelense e por, também, nos apoiar, nesse momento em que o mundo inteiro fala de políticas públicas para mulheres”, disse a secretária Dina Selma.
Um marco na defesa do direito das mulheres, a Lei Maria da Penha completou 17 anos. Durante o evento que fez alusão à data na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, a presidente da Casa, deputada Iracema Vale, ao lado da secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, prestou uma homenagem à secretária da Mulher de Trizidela do Vale, Dina Selma.
Ela e demais gestoras que atuam com políticas para mulheres foram homenageadas pela competência e trabalho desenvolvido com excelência. São lideranças femininas que, apesar da escassez de recursos, às vezes sem apoio, estão sempre driblando as dificuldades para proteger e cuidar das mulheres de sua cidade ou sua comunidade.
“A gente se sente tão feliz por saber que nosso trabalho está sendo visto e elogiado por pessoas que, às vezes, nem estão tão próximas de nós. Elas conseguiram ver o diferencial do nosso trabalho aqui dentro do município. Nosso sentimento é de gratidão, de saber que a semente foi plantada e que, com certeza, nós colheremos esse fruto. Temos que agradecer ao gestor pela sensibilidade da criação da Secretaria, da Casa da Mulher Trizidelense e por, também, nos apoiar, nesse momento em que o mundo inteiro fala de políticas públicas para mulheres”, agradeceu a secretária Dina Selma.
Reprodução
A Secretaria da Mulher de Trizidela do Vale vem cumprindo seu papel fomentando políticas que transformem a vida das mulheres e, no contexto da Lei Maria da Pena, a função social se volta para uma atenção às vítimas, ajudando-as a romper com o ciclo de violência. “Nosso trabalho não para aqui, nosso trabalho tem uma continuação, que são mais projetos para nossas mulheres, mais cursos de qualificação profissional para nossas mulheres, mais apoio psicossocial e, mais apoio jurídico para nossas mulheres”, ressaltou a secretária homenageada Dina Selma.
fonte: Assessoria de Comunicação da prefeitura de Trizidela do Vale
Os vereadores de Trizidela do Vale retomaram nessa quarta-feira (02) os trabalhos na câmara, após o recesso parlamentar. Uma sessão solene marcou o início das atividade no segundo semestre de 2023.
Diversas autoridades estiveram presentes: secretários municipais, pastores, servidores municipais, o comandante da 13ª CIA do Corpo de Bombeiros, Capitão Breno, e o prefeito Deibson Balé. Todos desejaram um semestre com trabalho voltado à população trizidelense, onde fizeram questão de estreitar o relacionamento entre os poderes executivo e lesgislativo, como forma de melhorar cada vez mais a participação dos vereadores, que terão pela frente debates importantes, principalmente, vindo do chefe do poder executivo, que deverá encaminhar à casa, alguns projetos, e outros que já estão aguardando discussão e votação.
Vereador Corró, vereador Hamilton do Gás e o prefeito Dr. Deibson Balé/Foto: Sandro Vagner
“Iremos trabalhar com a mesma corrente, com força, dedicação, atender o povo, atender a demanda. É isso, nós estamos aqui para trabalhar para o povo. Importante a união do poder legislativo com o poder executivo, onde há união, há força, é isso que nós queremos, pra que Trizidela se desenvolva.” Destacou o presidente da câmara, vereador Francisco Martins “Corró”.
“Sempre me coloquei e continuo aqui à disposição de todos os vereadores, para que juntos possamos unir forças e tentar solucionar todas as demandas e necessidade da população.” Enfatizou o prefeito Deibson Balé.
O gestor municipal aproveitou e fez um pequeno resumo, principalmente das ações mais recentes, incluindo várias obras, como, por exemplo, a reforma e ampliação da U. E. Santo Antônio de Pádua, mais uma vitória pra educação do Município. Deibson Balé levou ao conhcimento de todos, que, mais uma vez, Trizidela do Vale ficou em 1º lugar na avaliação do TCE-MA – Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, relativo ao primeiro semestre de 2023, com o índice de transparência “A”, alcançando a maior nota entre os 217 municípios maranhenses, com 9.93.
Foto: Sandro Vagner
Na próxima quarta-feira (09), será realizada a primeira sessão ordinária.
Ontem (31), uma motocicleta de cor preta, placa: OIR-4533, foi roubada nas proximidades do Hospital Municipal de Trizidela do Vale. Após tomar conhecimento do crime, a Polícia Militar, através do 3º PPM, ao comando do 19º BPM de Pedreiras, deu início a uma busca na tentativa de recuperar o veículo e prender o suspeito, sendo realizadas diversas incursões em Pedreiras e em Trizidela do Vale, mas sem êxito.
“Cheiroso” – Suspeito de roubar uma moto
Videomonitoramento
Um aliado que sempre vem ajudando a resolver alguns crimes, o videomonitoramento, mais uma vez contibuiu com o trabalho dos policiais, que diante das imagens, observaram que o meliante responsável pelo roubo da motocicleta teria deixado a cidade com destino ao Município de Joselândia, precisamente no povoado Lambedor, e um elemento conhecido pela alcunha de “Cheiroso” estaria de posse da moto.
Guarnição de Joselândia
A comunicação das polícias de Trizidela do Vale e de Joselândia, culminou na recuparação da moto, que estava no local indicado, sendo resgatada pelos policiais, mas o elemento, ao avistar a polícia, empreendeu fuga.
Capitão Fraga
Hoje (01), o Capitão PM Fraga, ressaltou mais uma vez o trabalho ágil dos PMs, bem como a importância do funcionamento do serviço de Videomonitoramento que foi instalado em Trizidela do Vale, através do prefeito Deibson Balé.
Capitão PM Fraga – Comandante do 3º PPM/Triz. do Vale/foto: Sandro Vagner
“A gente usou todo o nosso aparato tecnológico, agradecer aqui o grande investimento que foi feito em Trizidela do Vale, pelo nosso prefeito Deibson Balé, que trouxe o videomonitoramento. Videomonitoramente esse que foi utilizado nas primeiras horas da manhã, a gente conseguiu pegar as imagens de toda ação, não só do videomonitoramento, mas também de câmeras particulares, a gente conseguiu identificar o indivíduo, e chegamos a um consenso, de fato, que a motocicleta tinha se evadido das cidades de Pedreiras e de Trizidela do Vale, e teria seguido com destino a Joselândia.”
Segundo o Capitão Fraga, a participação da população também foi fundamental em informar que o veículo estaria em Joselândia, com o elemento conhecido como “Cheiroso”, que voltou a entrar pra o rol dos indivídudos observados, passível de ser preso a qualquer momento.
Participaram da ação policial:
Guarnição
VTR DE JOSELANDIA
Apoio
VTR DE TRIZIDELA
VÍDEO MONITORAMENTO DE TRIZIDELA DO VALE
No período de 16 de março a 30 julho de 2023, o Tribunal de Contas do Estado – TCE-MA, finalizou os trabalhos de avaliação e apresentou o Ranking de Avaliações obtidos nos procedimentos de fiscalização que foram disponibilizados no site oficial do Tribunal de Contas do Estado.
O Município de Trizidela do Vale teve a maior Nota, ficando em 1º lugar, com o índice de Transparência “A”, alcançando uma nota de 9,51.
Para o secretário de fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo, o ranking da transparência tem o potencial de estimular boas práticas e uma competição positiva pelos melhores resultados, favorecendo a adoção de medidas que contribuam para maior transparência em relação às ações dos fiscalizados. “O ranking divulgado pelo TCE foi elaborado a partir de critérios objetivos e está focado no cumprimento das normas pertinentes à transparência da gestão pública. Trata-se de um passo importante e capaz de estimular os fiscalizados a melhorarem cada vez mais seus portais de transparência, aspectos positivo para o fortalecimento do controle social”, afirmou. (fonte: tcema.tc.br)
Essa é a segunda vez que Trizidela do Vale fica em primeiro lugar em Transparência, em 2022 o Município teve a mesma classificação, ficando com a nota 9,95.
Trizidela do Vale é administrada pelo médico Deibson Balé, jovem com visão futura, onde vem realizando uma grande gestão, que também é aprovda pela população do Município trizidelense.
Prefeito Deibson Balé, durante evento em Trizidela do Vale/Foto: Sandro Vagner
“Isso mostra o resultado do nosso trabalho, voltado para a nossa população, com responsabilidade e transparência. Estou feliz em saber que Trizidela do Vale continua no caminho certo“. Disse o prefeito Deibson Balé, ao tomar conhecimento da matéria.