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Drª Ruth Barreto dá dicas para não perder as energias no período carnavalesco

Ruth Barreto – Nutricionista

Brincar o carnaval, sim! Mas cuidar da saúde, principalmente nesses dias de festa, é essencial!

Pois nesse período os exageros e as mudanças de hábitos são comuns, principalmente por parte dos foliões, e como ninguém quer deixar de brincar por se sentir mal, um pouquinho de cuidado deve fazer parte da sua programação. Então, separamos  dicas bem simples, para garantir a sua energia total nesse carnaval.

1 – Hidratação
A água está presente em processos químicos e metabólicos do corpo humano, e é responsável por até  60% da sua composição . E com a agitação da folia carnavalesca a perda de água e sais minerais,  com suor e urina, é bastante alta, por isso é importante se reidratar, consumindo em média 02 litros de água por dia.

Também podemos contar com frutas que contém um alto teor de água na sua composição: melancia, manga, acerola, banana prata, kiwi, melão e abacaxi.
As frutas são importantes, pois contém vitaminas e minerais que também auxiliam na hidratação.
Água de coco, sucos naturais e isotônicos também  ajudam . Mas não exagere com os isotônicos, para não sobrecarregar os rins.

2 –  Carboidratos
Os carboidratos são responsáveis pelo fornecimento de energia para o corpo, e como o que mais vai se gastar no carnaval é energia, é importante ter uma boa reserva para não deixar de cair na folia.

Macarrão, pães, arroz integral, banana , são bons exemplos de carboidratos, mas prefira os integrais, pois são ricos em fibras, o que vai gerar mais saciedade, fazendo com que a fome demore um pouco para aparecer novamente. Então uma barra de cereal integral ou umas bolachas integrais, antes de cair na folia, já ajudam bastante pra quem tá cheio de pressa. Também é importante consumir frutas com aveia ou linhaça, pois promovem saciedade e garantem bem-estar.

3- Cuidado com a “ressaca”

A maioria dos foliões faz uso de bebidas alcoólicas durante as brincadeiras carnavalescas, e muitas vezes não aproveitam todos os dias de festa por exagerarem logo no início. O álcool faz com que ocorra diurese, que é a grande produção de urina causada pelo excesso de álcool.  Também pode ocorrer a desidratação, então é sempre bom intercalar a bebida com água, água de coco ou suco natural. Também é importante se alimentar antes, durante e após o consumo de bebidas alcoólicas, para evitar a hipoglicemia (queda de glicose sanguínea). Começar a beber de estômago vazio aumenta os sintomas de ressaca, então, alimente-se!

4 – Outras dicas.

Evite frituras e comidas gordurosas, na hora de se alimentar prefira aves e pescados, pois possuem um menor índice de gordura, o que facilita  processo de digestão.

Cuidado com os energéticos: tente consumir o menor número possível, pois ao invés de ficar animado você pode acabar perdendo a festa, pois são estimulantes e em sua composição encontramos taurina e cafeína, substâncias que estimulam o sistema nervoso central. Por isso, bastante cuidado. Quem sofre com gastrite, problemas cardíacos e pressão alta não deve fazer uso de energéticos.

Alimentos repositores: fácil de levar pra qualquer lugar e garante saciedade e bem estar, nozes e castanhas de caju e do Pará, são boas opções. Duas a três unidades de uma dessas oleaginosas já são suficientes.

Descanse: no carnaval ninguém quer perder nada, mas é importante recarregar a bateria, e isso se faz com um bom descanso, procure dormir de 6 a 8h por dia. Nesse tempo de descanso, o corpo se recompõe e você estará pronto para mais brincadeiras.

Com essas dicas, você terá energia de sobra e com certeza boas lembranças de muitos dias de festa.
Brinque o carnaval em paz, evite excessos, curta com a família e amigos, saia de casa com muita energia e paz no coração.

Bom carnaval!
Drª Ruth Barreto
Nutricionista
CRN: 18192

1 Comentário

  1. Leya Aragão disse:

    Ótimas dicas, mesmo não gostando de Carnaval as dicas são super válidas pro dia a dia! *-*

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