
Nas eleições deste ano, o eleitor começa a votar escolhendo o deputado federal. Até as eleições de 2014, o eleitor votava primeiro para deputado estadual ou distrital.
A mudança na ordem de votação foi aprovada pela Câmara em 2010 e pelo Senado em 2014. Mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que a mudança não valeria para aquela eleição.
À época, o ministro Dias Toffoli afirmou que a implantação da mudança para as eleições de 2014 demandaria a liberação de nova versão de software, de treinamento, entre outros fatores.
Para o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que encaminhou a votação do projeto na Câmara (PL 7522/10), a alteração é importante. “É o primeiro voto. É um voto mais voluntarioso, em que o eleitor está mais animado a votar. Ele abre a série de votações e estimula a ter uma participação maior do eleitor.”
De acordo com as regras atuais, neste ano, a ordem de votação será: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador (são dois votos para o Senado), governador e, por fim, presidente da República.
fonte: camara.leg.br
One comment on “Eleições 2018: Eleitor vota primeiro para deputado federal neste ano”
Nota-se visivelmente, uma fraqueza mental e um descaso com a realidade nacional, quando nos deixamos envolver por discursos convergentes para o continuísmo das mazelas herdadas, não dos militares, mas da facção implantada nos últimos governos. Quando a navalha corta a carne, a exemplo de fatos comprovados, clamamos por mudanças, por rigores, por severidades.
Por que não Bolsonaro? Porque ameaça exatamente os que criam opiniões negativas contra ele. Quem colocaríamos no topo? GA – FH – CG – HM – MS – B – JA…???
Pergunto: estamos sabendo de fato o que nos espera? Será que estes significam mudanças? Será preciso o Rei dos Reis retornar pra fazer a verdadeira correção?
O caos está instalado, a anarquia tomou conta do país, os valores estão sem valor algum, a derrocada é iminente.
Todos queriam mudanças no pós catástrofes pontuais, porém, poucos entendem a verdadeira mudança que essa nação chamada BRASIL realmente precisa.
Respeito a todos e a todas finalizando com um forte e caloroso abraço.
Meus amigos.