
Diferente do 1º turno, os eleitores de Pedreiras e Trizidela do Vale, assim como em grande parte do país, estão indo às urnas votar apenas para um dos dois candidatos à presidência do Brasil, Bolsonaro ou Fernando Hadddad. O que permaneceu igual, mesmo, foi a votação. Tudo tranquilo, como se os eleitores não estivessem com pressa. Até as filas desapareceram, isso, por que fizemos uma comparação com o mesmo horário da matéria que postamos no primeiro turno, nos dois Municípios.
Em Pedreiras, quem foi logo cedo votar, no Colégio Manoel Trindade, encontrou um clima de paz e tranquilidade. Um movimento maior, talvez, pela quantidade de sessões, foi registrado no Centro de Ensino Oscar Galvão, mas dentro das salas o número de eleitores também foi considerado pelos mesários, sendo muito pequeno.
Tanto em Pedreiras como em Trizidela do Vale, não foi registrada a imensa sujeira deixada por alguns candidatos a deputado federal e estadual, como no primeiro turno, quando as ruas viraram um lixão a céu aberto com santinhos de candidatos que foram jogados no chão. Desta vez, as ruas pareciam que tinham sido varridas. Pelo menos essa grande diferença pôde ser vista aos olhos da Justiça Eleitoral.
Trizidela do Vale
No Centro Comunitário de Santo Antônio de Pádua, apesar do grande número de sessões, os eleitores não encontraram dificuldade e nem enfrentaram as grandes filas, diferente do primeiro turno, quando tiveram que esperar por alguns minutos, e, diga-se de passagem, um calor daqueles.
Dos dois candidatos que disputam à Presidência da República, Fernando Haddad foi maioria em Pedreiras e também em Trizidela do Vale. Jair Bolsonaro ficou em segundo lugar.
Pelo jeito, se até ao horário de encerramento o eleitor não se manifestar, como fizera no primeiro turno, além da pequena votação, o que tende a crescer mesmo será o número de votos brancos, nulos e a abstenção, pode esperar, será maior ainda.
As eleições no primeiro turno para presidente da república, ficou assim nos dois Municípios:
Pedreiras
Ficou assim o resultado das eleições no primeiro turno:
Fernando Hadda obteve 10.463 votos
Jair Bolsonaro obteve 6.447 votos
Brancos – 322 votos
Nulos – 988 votos
Abstenção – 8. 360 eleitores deixaram de votar
Votos válidos – 19.969 votos
Compareceram 21.279 eleitores nas 115 seções do Município pedreirense.
Trizidela do Vale
Ficou assim o resultado das eleições no primeiro turno:
Fernando Haddad obteve 6.173 votos
Jair Bolsonaro obteve 3.274 votos
Brancos – 188 votos
Nulos – 592 votos
Abstenção – 3.458 eleitores deixaram de votar
Votos válidos – 11.258
Compareceram 11.838 eleitores nas 53 sessões do Município trizidelense.
fonte: Cartório Eleitoral de Pedreiras e Trizidela do Vale (Jéssica Emanuele)