Logo

Em vitória folgada, Rodrigo Maia é reeleito presidente da Câmara

O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), eleito à presidência da Câmara, comemora a vitória com parlamentares

Um dos principais aliados do presidente Michel Temer no Congresso Nacional, Rodrigo Maia (DEM-RJ), 46, foi reeleito nesta quinta-feira (2) presidente da Câmara dos Deputados.

A vitória em primeiro turno, por 293 votos, lhe confere um mandato de dois anos em um cargo que, hoje, é o primeiro na linha sucessória da Presidência da República.

O êxito ocorre um dia depois de o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, negar concessão de liminar pedida por adversários para impedir a candidatura de Maia, já que a Constituição veda a reeleição, mas não é explícita sobre mandatos-tampões, que é o seu caso. O mérito dessa questão ainda será julgado.

Maia tem ainda contra ele suspeitas de envolvimento no escândalo de corrupção na Petrobras –sob o apelido “Botafogo”, ele é citado como beneficiário de R$ 600 mil na delação da empreiteira Odebrecht, cujos detalhes ainda não vieram oficialmente a público.

O presidente da Câmara terá também que contornar a dissidência na base de Michel Temer formada justamente pela eleição desta quinta. Três dos cinco adversários que derrotou –Jovair Arantes (PTB-GO), com 105 votos, Júlio Delgado (PSB-MG), com 28 votos, Jair Bolsonaro (PP-RJ), com quatro votos— são da base governista.

A oposição lançou dois candidatos, André Figueiredo (PDT-CE), que teve 59 votos, e Luiza Erundina (PSOL-SP), com dez votos. A votação foi secreta.

Nos pouco mais de seis meses de mandato-tampão, Maia se notabilizou pela grande afinidade com o Palácio do Planalto, sendo classificado por adversários e aliados mais como um “líder do governo” do que um presidente da Câmara. De fato, ele integrou a linha de frente da defesa e aprovação da principal proposta legislativa de Michel Temer em 2016, a emenda à Constituição que congela os gastos federais pelos próximos 20 anos.

Antes mesmo da vitória, o deputado já prometeu “harmonia” com o governo federal nos próximos anos. Nos bastidores, o Planalto trabalhou para reconduzir Maia.

Em 2017, o governo tem pela frente importantes votações na Câmara, sendo as principais as reformas do sistema previdenciário e trabalhista.

O deputado do DEM também atuou ativamente na tentativa frustrada da aprovação de um projeto de anistia aos alvos da Operação Lava Jato.

COMO FICOU O COMANDO DA CÂMARA

A DIREÇÃO DA CASA

PRESIDENTE

Rodrigo Maia (DEM-RJ) – reeleito

O que faz
Comanda as sessões em plenário, define a pauta de votação e ocupa a Presidência da República toda vez que o presidente sair do país

1º VICE-PRESIDENTE

Antigo
Waldir Maranhão (PP-MA)

Novo
Fábio Ramalho (PMDB-MG)

O que faz
Substitui o presidente em ausências ou impedimentos e a elaboração de pareceres sobre requerimentos de informações e projetos de resolução para alterar o regimento interno

2º VICE-PRESIDENTE

Antigo
Giacobo (PR-PR)

Novo
André Fufuca (PP-MA)

O que faz
Substitui o presidente e o primeiro vice em casos de ausência ou impedimento de ambos, examina pedidos de ressarcimento de despesas médicas dos deputados

1º SECRETÁRIO

Antigo
Beto Mansur (PRB-SP)

Novo
Giacobo (PR-PR)

O que faz
“Prefeito” da Câmara, acompanha os serviços administrativos da Casa, encaminha requerimentos de informação a ministros, ratifica despesas, credencia todos que frequentam a Câmara

2º SECRETÁRIO

Antigo
Felipe Bornier (PROS-RJ)

Nova
Mariana Carvalho (PSDB-RO)

O que faz
Providencia passaporte diplomático devido aos deputados e seus dependentes

3º SECRETÁRIO

Antiga
Mara Gabrilli (PSDB-SP)

Novo
JHC (PSB-AL)

O que faz
Autoriza o reembolso de despesa com passagem aérea de deputados e examina requerimentos de licença e justificativa de faltas

4º SECRETÁRIO

Antigo
Alex Canziani (PTB-PR)

Novo
Rômulo Gouveia (PSD-PB)

O que faz
Supervisiona e gerencia o uso de apartamentos funcionais e cuida do auxílio-moradia para parlamentares que não morem em funcionais

SUPLENTES

Substituem secretários ausentes em reuniões

Antigos
Mandetta (DEM-MS)
Gilberto Nascimento (PSC-SC)
Luiza Erundina (PSOL-SP)
Ricardo Izar (PP-SP)

Novos
Dagoberto (PDT-MS)
Pedro Uczai (PT-SC)
César Halum (PRB-TO)
Carlos Manato (SD-ES)

Fonte: Folha de São Paulo

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Vitorino Net

  • Gráfica e Editora Mearim – Pedreiras

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Connect Pedreiras

  • Venha nos visitar!

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz