Os Vereadores de Esperantinópolis em conjunto com entidades de classe, aprovaram uma Moção de Repúdio à reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional.
Para pressionarem os parlamentares votarem contra essa reforma da Previdência, 27 (vinte e sete) Estados, incluindo o Maranhão que está com duas delegações, uma de Poção de Pedras e outra de Esperantinópolis, estão realizando manifestações em Brasília.
Além de participarem da manifestação contra a reforma da previdência, os trabalhadores rurais estão participando do XII Congresso da CONTAG. Levantar as bandeiras de luta e fortalecer a organização sindical da agricultura familiar! Esse é o lema do 12º Congresso Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (12º CNTTR), que teve início dia 13 e vai até o dia 17 de março de 2017, em Brasília (DF).
O Congresso da CONTAG é a maior instância de deliberação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). E, ao longo da trajetória de 53 anos da CONTAG, esse será um dos congressos mais desafiadores, pois aprovará os rumos para a representação específica da agricultura familiar, um cenário totalmente novo para o MSTTR, que sempre foi uma categoria eclética, representando na mesma entidade os agricultores e agricultoras familiares e os assalariados e assalariadas rurais.
Da região do Médio Mearim participam diversos municípios: Poção de Pedras, Lago da Pedra, Esperantinópolis, Pedreiras, Lima Campos, Trizidela do Vale, Lago dos Rodrigues. Lago do Junco e outros representantes.
Sebastiana Santos Sousa, da Secretaria de Mulheres Rurais, e Edival, dirigente sindical de Esperantinópolis, integram as caravanas.