Eugene Cernan, comandante da missão Apollo 17 e o último homem a andar pela Lua, morreu nesta segunda-feira (16), informou a Nasa, agência espacial americana. Ele tinha 82 anos.
Veterano de três voos espaciais, Cernan começou sua carreira como aviador da Marinha americana e foi selecionado pelo programa espacial dos EUA para virar astronauta em 1963, no terceiro processo seletivo promovido pela Nasa.
Ele era o piloto reserva da missão Gemini 9, precursora do programa Apollo, mas foi chamado, juntamente com Thomas Stafford, a realizar o voo, depois que a tripulação titular morreu num acidente de avião pouco antes do lançamento.
Depois disso, Cernan ainda faria dois outros voos espaciais — os dois até a Lua. Na Apollo 10, em maio de 1969, ele fez um ensaio geral para a primeira tentativa de pouso, chegando a se aproximar da superfície com o módulo lunar, mas o fim da viagem só seria concluído em julho daquele ano, por Neil Armstrong e Buzz Aldrin, na Apollo 11.
Depois, ele seria escalado para comandar a última das missões lunares, a Apollo 17. Com a função, veio a marca que o acompanhou pelo resto de sua vida: o último homem a pisar na Lua — ao menos até agora. (A propósito, se você quiser reviver a missão inteira em tempo real, clique aqui.)
Fonte: Folha de São Paulo
0 Comentários