Representantes da Secretaria de Estado de Saúde estiveram realizando hoje (13), em Pedreiras, no auditório da ACIAP – Associação Comercial Industrial e Agrícola de Pedreiras, um encontro com Secretários Municipais de Saúde ou representantes de diversos Municípios da região do Médio Mearim. Foi apresentado e discutido o programa de intensificação da Febre Amarela Silvestre e o monitoramento de Epizootias (morte de macacos) em área de risco.
Outro assunto discutido com os gestores de saúde foi a intensificação de vacina contra a Febre Amarela em pessoas que não apresentarem registro confirmatório da vacina.
Quanto a prevenção de crianças, orientações foram repassadas sobre a vacina F. A. indicada para crianças de 9 (nove) meses com um reforço aos 4 (quatro) anos de idade. E, a partir de 5 (cinco) anos, a aplicação da 1ª (primeira) dose da vacina F. A. com o 1º (primeiro) reforço após 10 (dez) anos.
“Foi um encontro bastante satisfatório, principalmente pelo momento que muita gente fica preocupada com o número de casos registrados de Febre Amarela em outros Estados, principalmente em Minas Gerais. Essas informações irão reforçar nossa luta para combater o mosquito, mesmo sem o Maranhão ter confirmado nenhum caso da doença“, concluiu a Gestora de Saúde de Pedreiras, Valdete Cruz.